Albert Sabin inaugura núcleo da Rede Universitária de Telemedicina nesta quarta-feira (18)

17 de dezembro de 2013 - 20:00

Nesta quarta-feira (18), às 9 horas, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), irá inaugurar seu núcleo da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que investiu R$ 100 mil na reforma e aquisição de equipamentos e softwares para o núcleo do Albert Sabin. Atualmente, no Ceará já funcionam três núcleos da Rute: um da rede estadual (Hospital Geral de Fortaleza), e dois da rede federal (Maternidade Escola Assis Chateaubriand e Hospital Universitário Walter Cantídio).

 

O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde do Albert Sabin vai integrar o hospital a outras unidades de saúde por meio da utilização de tecnologias de informação e comunicação, que poderão ser utilizadas para avaliação remota de casos clínicos, pesquisa e educação continuada em saúde ou mesmo no pré-diagnóstico a distância.  Com o do Albert Sabin, a Rute passará a ter 88 núcleos inaugurados e em plena operação, localizados em hospitais universitários e de ensino de todo o Brasil. A rede está integrada ao Programa Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação para promover a Teleassistência, a Teleducação, a pesquisa colaborativa, gestão e avaliação.

 

A cerimônia de inauguração será transmitida por videoconferência para outras instituições integrantes da Rute e contará com a presença do coordenador Nacional da Rute, Luiz Ary Messina, dos diretores, médicos e residentes do Hias e convidados. O Hospital Infantil Albert Sabin é referência em prestar assistência terciária à criança e ao adolescente e reconhecido como instituição de ensino e pesquisa no Brasil.

 

Sobre a Rede Universitária de Telemedicina (Rute)

 

A  Rede Universitária de Telemedicina (Rute) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue), e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa contribuir com o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

 

Os núcleos de Telessaúde e Telemedicina são dotados de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real e são conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP. Entre outros objetivos, a Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião, inclusive formativa, e educação permanente, e web conferência, entre hospitais universitários e universidades, através da (RNP), além de permitir a integração com secretarias estaduais e municipais de saúde, unidades básicas de saúde e hospitais do interior. Atualmente, a Rute possui 56 Grupos de Interesse Especial (do inglês Special Interest Groups – SIGs) em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e web conferências. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de 300 instituições, inclusive algumas da América Latina.

 

Em 2012, a iniciativa recebeu a qualificação de melhor prática em telemedicina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal).

 

Serviço:
Inauguração do Núcleo Rute
Dia: 18 de dezembro de 2013
Hora: 9 horas
Local: Hospital Infantil Albert Sabin (Rua Tertuliano Sales, 544 – Vila União)

 

17.12.2013

Assessoria de Comunicação do Hias

Helga Santos (imprensa@hias.ce.gov.br / 85 3256.1574)

Twitter: @albertsabince

Facebook: albertsabince