Holandeses visitam o Ceará em preparação para a Copa do Mundo

25 de fevereiro de 2014 - 20:35

A relação entre cearenses e holandeses vem de longa data. A partir da construção do Forte Schoonenborch (1649), a cidade de Fortaleza foi se expandindo até se transformar na capital do Estado. Após 360 anos, cearenses e holandeses poderão estar mais uma vez juntos. Desta vez, o futebol será o responsável por essa reunião. No que depender do Consulado da Holanda no Brasil e da preparação local, os holandeses que vierem ao Ceará para assistir aos jogos da Copa do Mundo terão diversão garantida. Os trabalhos para promover a boa estadia dos torcedores da Laranja Mecânica já começaram em Fortaleza.  Nesta terça-feira (25), a comitiva holandesa realizou uma visita técnica pela orla turística, onde será realizado o FIFA FAN FEST, e pela Arena Castelão. Eles foram recebidos pelos secretários Especiais da Copa do Ceará e de Fortaleza, Ferruccio Feitosa e Patrícia Macêdo, respectivamente, que apresentaram videos e informações sobre a cidade e plano operacional para a Copa do Mundo. 

Os integrantes do Consulado Holandês, da Federação Holandesa de Futebol e do Fã Clube “OnsOranje” ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram sobre a preparação de Fortaleza como cidade-sede da Copa do Mundo. “É um prazer estar aqui. Eu estou me sentindo em casa. O estádio está muito bonito e a cidade está preparada para receber os times e as torcidas. Estamos muito otimistas com a nossa participação na Copa do Mundo e além da vontade de jogar aqui, estamos com a certeza de que vamos voltar”, avaliou o Embaixador Holandês, Kees Rade.

O secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa,destacou que a boa recepção das delegações e dos torcedores ajuda a divulgar a identidade do nosso povo. “A visita foi muito produtiva e nós estamos felizes em saber que eles gostaram do que viram. Apresentamos todo nosso planejamento de trânsito, transporte, segurança, nossa programação de eventos, algumas de nossas belezas naturais e tudo que os holandeses podem aproveitar aqui no Ceará. Queremos fazer com que eles se sintam inteiramente em casa e fiquem sempre com vontade de voltar”, afirma. “Nosso desejo é que a Holanda e seus torcedores possam vir para Fortaleza para animar a maior festa do futebol mundial que é a Copa do Mundo”, completa.

Para a secretária extraordinária da Copa, Patricia Macêdo, receber as autoridades, os representantes da torcida e da delegação holandesas é uma satisfação para nós cearenses que primamos pela prática da boa hospitalidade. “Confirmamos com os dirigentes e representantes das torcidas organizadas holandesas que estamos preparados para sediar a Copa do Mundo, especialmente com a torcida holandesa que acompanha a seleção com sua grande festa laranja. Tivemos a oportunidade de apresentar o espaço destinado à FIFA FAN FEST, um momento único. Será uma festa que proporcionará a todos a alegria de ser torcedor. Somos privilegiados nesse quesito. A festa que realizamos há tantos anos à beira mar encanta não só ao público local”, considera a secretária.

O encontro reuniu representantes das secretarias da Copa do Governo e da Prefeitura para apresentar a estrutura que a cidade oferece a seus visitantes. Faz parte da cultura dos holandeses a realização de eventos festivos nos dias de jogos da Seleção da Holanda e os representantes do consulado também estudam onde a famosa “festa laranja” poderá ser realizada caso o time passe para as oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM. Além das visitas técnicas, o prefeito Roberto Cláudio recebeu o Embaixador Holandês, Kees Rade e o representante da Real Associação de Futebol dos Países Baixos, Gijs de Jong da KNVB.

25.02.2014

Coordenadoria de Comunicação

Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará

+ 55 85 3264.5359

imprensa@secopa.ce.gov.br