Governo do Estado lança Projeto Educação em Direitos Humanos

8 de maio de 2014 - 16:04

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (CRDH) do Gabinete do Governador do Estado do Ceará em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República realiza o Projeto Educação em Direitos Humanos.O Projeto segue as diretrizes do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) com o objetivo de desenvolver as ações previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

 

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), compreende que a educação é além de um direito básico, um meio singular para a promoção, proteção e difusão dos direitos humanos e por isso propõe através do Projeto Educação em Direitos Humanos, realizar uma formação específica nesta área, junto a educadores, defensores e multiplicadores em Direitos Humanos em todas as regiões do Ceará, tendo em vista disseminar práticas e saberes que promovam o respeito e a efetividade dos direitos humanos, além de instrumentalizar e sensibilizar gestores e atores da sociedade civil em torno da criação de conselhos municipais de direitos humanos por todo o interior do Estado.

 

O projeto foi dividido em três etapas, são elas:

 

1ª Etapa: Foram realizadas visitas Institucionais de Articulação nas 08 (oito) Macrorregiões de Planejamento do Estado. As visitas aconteceram para apresentar o Projeto de Educação em Direitos Humanos e firmar parcerias com as prefeituras que receberão os Seminários, de modo a garantir as contrapartidas necessárias para a realização do projeto, bem como, construir o planejamento de mobilização regional, a fim de contribuir com a articulação das redes de parceiros locais.

 

2ª Etapa: Realização de Seminários Regionais de Direitos Humanos nas 08 (oito) Macrorregiões de Planejamento do Estado. Os seminários regionais têm por objetivo contribuir para a formação de diferentes atores sociais nas temáticas relativas à garantia dos direitos humanos no Estado do Ceará, além de instrumentalizá-los para a criação dos Conselhos Municipais de Direitos Humanos.

 

3ª Etapa: Realização 01 (um) Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos O Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos tem por objetivo aprofundar os temas debatidos nos 08 (oito) seminários regionais anteriores, garantindo a troca de experiências e dos produtos de cada seminário regional, além de articular a criação dos conselhos municipais de direitos humanos nos municípios participantes.

 

Serviço:

 

Seminários Regionais

  Macrorregião de Sobral – Ibiapaba: Sobral – 08/05 – Quinta
  Macrorregião do Sertão dos Inhamuns: Crateús – 09/05 – Sexta
  Macrorregião do Maciço de Baturité: Baturité – 14/05 – Quarta
  Macrorregião do Sertão Central: Quixeramobim – 15/05 – Quinta
  Macrorregião do Litoral Leste – Jaguaribe: Aracati – 22/05 – Quinta
  Macrorregião da Região Metropolitana de Fortaleza – Fortaleza – 23/05 – Sexta
  Macrorregião do Litoral Oeste – Itapipoca – 28/05 – Quarta
  Macrorregião de Cariri-Centro Sul – Crato – 30/05 – Sexta

Seminário Estadual – 06/08 – Quarta

 

* As inscrições podem ser feitas por meio do link:
  http://www.amrservicos.com/#!fichadeinscricaodireitoshumano/c1q6i

 

08.05.2014

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do 

Gabinete do Governador do Estado do Ceará

Carolina Carvalho (85 3133.3717 – 3133.3718)