Brasil x Colômbia na Arena Castelão deve ser o jogo com o maior número de turistas
3 de julho de 2014 - 14:32
A última partida da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 em Fortaleza a ser realizada na Arena Castelão, nesta sexta-feira (04), deve ter um público predominantemente composto por turistas. O confronto sul-americano entre Brasil e Colômbia deve atrair cerca de 47,5 mil turistas, sendo 27,5 mil nacionais e 20 mil estrangeiros. De acordo com os levantamentos da Secretaria Especial da Copa 2014 no Ceará (Secopa) e da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) este é o maior número até então.
Brasil X Colômbia – Arena Castelão
Mercados Ingressos (%)
Fortaleza/RMF 12.800 21,23
Nacionais 27.500 45,61
Internacionais 20.000 33,17
Total Geral 60.300 100,00
Fonte: SETUR/SECOPA (estimativa)
Considerando os países onde os ingressos foram comprados, os principais mercados emissores de turistas para a partida são: Estados Unidos (3,4 mil), Inglaterra (2,4 mil) e Colômbia (2 mil).
Principais Mercados Internacionais
Mercados Ingressos (%)
EUA 3.400 17,00
Inglaterra 2.400 12,00
Colômbia 2.000 10,00
Chile 1.900 9,50
Itália 1.550 7,75
Austrália 1.200 6,00
Japão 1.000 5,00
México 900 4,50
Holanda 800 4,00
Outros 4.850 24,25
Total Geral 20.000 100,00
Fonte: SETUR/CE (estimativa)
Quanto ao mercado nacional, a maior parte virá de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal.
Principais Mercados Nacionais
Mercados Ingressos (%)
São Paulo 6.500 23,64
Rio de Janeiro 3.500 12,73
Rio Grande do Norte 2.100 7,64
Pernambuco 1.800 6,55
Distrito Federal 1.400 5,09
Ceará (interior) 1.200 4,36
Piauí 1.100 4,00
Paraíba 1.000 3,64
Pará 800 2,91
Outros 8.100 29,45
Total Geral 27.500 100,00
Fonte: SETUR/CE (estimativa)
O secretário Especial da Copa 2014 no Ceará, Ferruccio Feitosa, celebra o êxito da organização do mais midiático evento do mundo em terras cearenses. “Foram sete anos e meio trabalhando para ajudar o Brasil a receber bem uma competição do porte da Copa do Mundo. A Arena Castelão tem 97,3% de aceitação do público e serviu como ponto de encontro de várias culturas, tudo contribuindo para projetar internacionalmente Fortaleza e o Ceará”.
Entre os pontos de destaque lembrados por Ferruccio estão a lotação de 98,3% dos assentos do estádio; a quebra de recordes na exibição das partidas na Arena Castelão para TVs internacionais (México, Holanda e Israel, por exemplo); e a excelência em operações como o transporte de torcedores para o estádio, os recordes de embarques e desembarques sem atrasos no aeroporto e a realização da FIFA Fan Fest na Praia de Iracema.
Fluxo de turistas para a Copa supera expectativas
O Ceará só tem motivos para comemorar a realização: a cidade está em festa, com muita tranquilidade e organização, além de milhares de turistas do mundo todo aquecendo a nossa economia.
Os números indicam que a previsão inicial de 350 mil turistas* deve ser superada, pois além dos que foram à Arena Castelão, há os turistas que também acompanharam as emoções da Copa no Ceará, mas fora do estádio.
Ainda de acordo com as estimativas iniciais, estes visitantes devem deixar no Ceará, ao final da competição, cerca de R$ 665 milhões de renda direta, e um impacto na economia local de R$ 1,16 bilhão.
Para o secretário do Turismo, Bismarck Maia, o principal legado do torneio será “mostrar ao mundo que somos capazes de realizar com competência grandes eventos. A Copa será como uma grande alta estação, mas com os diferenciais de termos um percentual de estrangeiros muito grande, além de uma visibilidade internacional nunca antes alcançada, devido a centenas de jornalistas de diferentes áreas que vêm cobrir o evento”.
O titular da Setur CE espera que, entre os que vierem ao Brasil via Fortaleza e os que se locomovem pelo País em voos domésticos e ônibus interestaduais, o Ceará receba cerca de 200 mil turistas internacionais, bem acima da previsão inicial, de 140 mil.
“O Ceará já vinha fazendo o dever de casa desde 2007, quando o governador Cid Gomes passou a dar prioridade de fato ao turismo, por ser a nossa maior vocação econômica e ativar diversos outros setores da economia. Estruturamos todo o Estado, consolidamos o mercado nacional, e agora começamos a conquistar os externos também”, explica.
Bismarck ressalta que obras estruturantes como o Centro de Eventos, o Acquario, as estradas duplicadas (CE 040 e 085), os Aeroportos de Jericoacoara e Aracati, entre outras, foram responsáveis por inserir o Estado no segmento do turismo de negócios e torná-lo um destino turístico internacional.
*expectativa divulgada em maio
03.07.2014
Assessoria de Imprensa da Secopa
Ciro Câmara / Ana Martins (+55 85 3264.5359 – 8778.0024)
Assessoria de Imprensa da Setur
Carmen Inês Walraven / Tunay Peixoto (+55 85 3101.4654 – 8732.2041)