Hemoce amplia pontos de coleta para facilitar doação de sangue

29 de janeiro de 2015 - 15:20

Com a meta de coletar nove mil bolsas de sangue até o Carnaval, 13% mais que em 2014, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está ampliando as oportunidades para as doações, com coletas programadas em locais de grande concentração e fluxo de pessoas. Os novos pontos funcionarão até o dia 17 de fevereiro, para garantir estoque estável antes, durante e depois do período da festa. Nesta sexta-feira (30), é a vez do North Shopping Jóquei (Avenida Lineu Machado – 419), receber a unidade móvel do Hemoce para a coleta de doações de sangue das 10 horas às 18 horas.

 

Um posto fixo de coleta continua recebendo doações no Shopping Del Paseo até o dia 8 de fevereiro, das 12 horas às 18 horas. Até o Carnaval, o Hemoce passa ainda pelos shoppings RioMar, Iguatemi, em Fortaleza, e Iandê, em Caucaia. Durante o carnaval, a doação de sangue poderá ser feita na festa católica Renascer, da Comunidade Shalom, que acontece no Ginásio Paulo Sarasate, de 15 a 17 de fevereiro, das 09 horas às 18 horas.

 

No Hemoce, o estoque de sangue é controlado diariamente em cima de um valor que corresponde à média de atendimento da hemorrede para três dias e não considera os estoques nos hospitais. Esse monitoramento permite trabalhar para a manutenção do estoque sempre acima do número de atendimento diário, que aumenta consideravelmente durante os feriados prolongados, como o Carnaval. O monitoramento oferece segurança a todos os hospitais atendidos pelo Hemocentro.

 

O Hemoce atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual, priorizando o atendimento à rede do SUS. A hemorrede assiste 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais. O Hemoce da Capital atende a 119 hospitais, entre eles, três de grande porte como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Instituto Dr. José Frota (IJF) e Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). A hemorrede estadual é responsável pela cobertura a mais de 8 milhões de pessoas distribuídas nos 184 municípios, atingindo a marca de 120 mil transfusões por ano.

 

As doações podem ser feitas por todo o Estado. A hemorrede estadual é composta de cinco hemocentros (Fortaleza, Crato, Iguatu, Sobral, Quixadá) e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, além da sede, o Hemoce tem um posto de coleta do IJF. Para doar sangue basta estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade, só podem doar se apresentarem o Termo de Consentimento para menores de 18 anos, que deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. O termo também está disponível no site (www.hemoce.ce.gov.br) para download.

 

Veja os locais de doação mais perto da sua casa

 

Shopping Del Paseo

Av. Santos Dumont, 3131, Aldeota
Até 8 de fevereiro, 12 às 18 horas
Piso L2

 

North Shopping Jóquei

Avenida Lineu Machado, 419, Jóquei Clube
30 de janeiro, 10 às 18 horas

 

Shopping Iandê

Avenida Edson da Mota Correa, 620, Centro, Caucaia
6 de fevereiro, 11 às 20 horas

 

Shopping Iguatemi

Avenida Washignton Soares, 85, Água Fria
Estacionamento 4, Azeitoneira
9 a 13 de fevereiro, 10 às 20 horas

 

Shopping RioMar Fortaleza

Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1500, Papicu
11 de fevereiro a 6 de março, 15 às 20 horas
PISO L/1

 

Renascer

Ginásio Paulo Sarasate
15 a 17 de fevereiro, 9 às 18 horas

 

29.01.2015

Assessoria de Comunicação da Sesa

Selma Oliveira / Marcus Sá (selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221)

Twitter: @SaudeCeara

www.facebook.com/SaudeCeara