Governo cria Grupo de Trabalho para ações destinadas a jovens em conflito com a lei

13 de março de 2015 - 20:00

O Governo do Ceará criou um Grupo de Trabalho (GT) permanente que servirá para realização de medidas socioeducativas aos jovens em conflito com a lei. A proposição foi determinada em reunião que aconteceu nesta sexta-feira (13), na sede do Palácio da Abolição, sendo presidida pela vice-governadora, Izolda Cela, acompanhada do chefe de gabinete, Élcio Batista, e dos secretários Josbertini Clemetino (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social), Delci Teixeitra (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), Carlile Lavor (Secretaria da Saúde), Mirian Sobreira (Secretaria Especial de Política sobre Drogas), Túlio Studart (Casa Militar),  do  comandante da Polícia Militar Cel. Geovani Pinheiro, além de representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania, Secretaria da Educação, Secretaria da Cultura e Secretaria de Esporte.

 

Seguindo com a política de diálogo adotada pelo Governo com todos os setores, foi realizado o encontro com os principais representantes da Defensoria Pública Geral do Estado, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Fortaleza, Fórum Permanente das ONGs de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Fórum DCA- Dececa), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Central Única das Favelas (Cufa) e Pastoral do Menor da Arquidiocese de Fortaleza.

 

Na reunião, foram colhidas críticas e sugestões para a melhoria dos programas de políticas públicas e do processo de socialização dos jovens privados de liberdade. “Essa reunião é uma de retomada de representação importante de instituições e entidades, tanto governamentais quanto dos movimentos sociais, que direta ou indiretamente têm responsabilidade com relação à juventude e da adolescência. A nossa principal convocação neste encontro é de melhorar, de forma mais rápida possível, a situação de atendimento desses jovens, assim como os locais onde estão e o que são oferecidos eles”, declarou a vice-governadora.    

 

Durante as discussões, foram definidas ações efetivas para a melhoria das unidades dos centros educacionais, além de serviços mais intensivos nas áreas de saúde, cultura, educação, profissionalização e esporte. “Temos de ter um programa robusto, envolvendo vários órgãos, de acompanhamento de egressos, pensando em um projeto de vida para estes adolescentes. Essa reunião marca a retomada dessa comissão intersetorial, fazendo um plano integrado para medidas socioeducativas efetivas”, destacou Josbertini Clemetino.

 

 

13.03.2015

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil – (85) 3466.4898
comunicacao@casacivil.ce.gov.br