Secult: com artistas de 13 estados e seis países, Theatro José de Alencar recebe Fendafor

2 de julho de 2015 - 12:39

Chegando à importante marca da 15a. edição, foi aberto na noite desta quarta-feira (1º), no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o Festival de Dança de Fortaleza (Fendafor), com direito a um belíssimo espetáculo de bailarinos cearenses, com coreografia e direção artística de Atenita Kaira e participação de artistas da Escola de Ballet Janne Ruth, Grupo Cearense de Dança Clássica, Escola de Ballet Lucymeire Aires, Grupo AMA, Grupo BCAD Núcleo CAIC e Núcleo de Dança Sem Palavras. A organização do evento destacou a importância do apoio do Governo do Estado, por meio da Secult, ao festival que prossegue até o dia 5 de julho, reunindo 2800 artistas, entre bailarinos, coreógrafos, maitres de dança e estudantes.

 

“Bailarino não pode pagar pra dançar. Tem que ser pago pra ser visto”, ressaltou a diretora geral do festival, Janne Ruth, ao agradecer a todos que contribuíram para a histórica 15a. Edição do festival, que abre espaço para todas as expressões da dança, do clássico ao contemporâneo. Janne agradeceu especialmente à Secult e ao Theatro José de Alencar, citando a diretora do equipamento, Selma Santiago, e entregando ao secretário da Cultura, Guilherme Sampaio, o Troféu Fendafor de Responsabilidade Cultural.

 

“Nós é que agradecemos e homenageamos o festival e todo o trabalho de vocês, que constroem a cena da dança no Ceará. Antes de ser uma imensa satisfação para a Secult, é uma obrigação da Secretaria apoiar o Fendafor, que proporciona intercâmbio em uma escala imensa, entre os nossos artistas e os de outros estados e países”, declarou Guilherme Sampaio, parabenizando toda a equipe do Fendafor e dando as boas-vindas a todos que vieram ao Ceará especialmente para o evento.

 

 

Cultura com mais orçamento e como eixo de desenvolvimento

 

“A todos vocês, que participam dessa história, que dão uma colaboração à cultura do Ceará, militando, criando espaços como este, de uma forma impetuosa e sensível, prestamos o nosso agradecimento. Minha presença aqui traz o abraço do governador Camilo Santana e o reconhecimento oficial do Governo do Estado a todos vocês que construíram a dança no Ceará nestes 15 anos, com muitos festivais, espaços de difusão, ações de formação”, acrescentou o secretário, ressaltando a necessidade de uma grande aliança entre todos os atores da cultura, para alcançar as metas de quintuplicar o investimento do Estado para o setor (chegando a 1,5% do orçamento estadual) e de destacar a cultura como eixo estratégico para o desenvolvimento do Ceará.

 

Receberam troféus pelas contribuições à história do Fendafor Mariza Estrella (RJ), diretora do Centro de Dança Rio Escola; Gisela Vaz, fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Goiás e presidente do Conselheiro Brasileiro da Dança; Clara Pinto (PA), diretora do Festival Internacional de Dança da Amazônia, e Guivalde de Almeira, maitre e diretor da Cia. Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo.

 

Também receberam o Troféu Fendafor de Responsabilidade Cultural Sérgio Lobato (RJ), Adriana Vilela (MG), Marcelo Zamora (Argentina/SP), Emily Daltro (do Curso de Dança da UFC), Karen Mesquita (RJ), Everardo Freitas (CE) e o secretário de Juventude da Prefeitura de Fortaleza, Julio Brizzi.

 

Após a solenidade de abertura oficial, o espetáculo coletivo com bailarinos cearenses emocionou o público, ocupando inicialmente o hall do Theatro José de Alencar, do térreo ao primeiro piso da estrutura metálica que torna o TJA um espaço singular. De repente, todos seguem rapidamente para o palco principal, e os espectadores correm para acompanhar o movimento, como que a simbolizar artistas e espectadores, unidos e iguais, em uma mesma performance, a muitos corpos, mentes e corações.

 

 

Mais sobre o Fendafor

 

O Fendafor conta com a participação de bailarinos de vários estados brasileiros e também internacionais. Participam ainda grandes nomes da dança como Sergio Lobato, Diretor Artístico do teatro Municipal do Rio de Janeiro e o coreógrafo Jaime Arôxa. Na programação está incluída uma apresentação do casal primeiro solista do teatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Karen Mesquita.

 

Durante todo o Festival será possível conferir cursos, mostras de dança, palestras, rodas de conversa, mostra de vídeo e debates sobre temas variados e bastante atuais. O evento conta ainda com um corpo docente de grandes nomes e pensadores do mundo da Dança, tanto do cenário Nacional como internacional.

 

O Fendafor está entre os maiores e mais importantes Festivais do Brasil e faz parte do circuito de Dança Nacional e Internacional, assegurado pelo CBDD – Conselho Brasileiro da Dança. É conhecido por revelar grandes nomes da Dança, por sua responsabilidade social e pelos importantes bailarinos do Brasil do exterior que passam por seus palcos.

 

Confira a programação completa: www.fendafor.com.br.

 

 

02.07.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secult
Dalwton Moura / Clovis Holanda ( secultmkt@gmail.com )
85 3101.6761 / 8699.6524 / 8829.8222

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898