Ceará Pacífico: 2ª Edição da Feira Massa reúne talentos da cultura, esporte e gastronomia no Poço da Draga

10 de dezembro de 2015 - 19:44

Até o próximo domingo (13), o Poço da Draga, na Praia de Iracema, recebe as atividades da Feira Massa. O projeto, que se sustenta em três pilares (cultura, gastronomia e esporte), tem como objetivo a ocupação dos espaços públicos por meio da arte, educação, qualificação e valorização da diversidade cultural. Para isso, a organização promove, desde a última segunda-feira (7), shows, atividades formativas, brincadeiras, leituras e convivências em uma programação que mobiliza os moradores da região. A iniciativa é do projeto Vós, com apoio do Governo do Estado e ações da Secretaria de Cultura (Secult), através do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Segundo o secretário Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista, a proposta da Feira está diretamente ligadas às diretrizes do ‘Pacto por um Ceará Pacífico’. “Um dos aspectos fundamentais do ‘Ceará Pacífico’ é o envolvimento tanto das pessoas em geral como de instituições que queiram fazer, sejam eventos ou atividades permanentes relacionadas a capacitação profissional, voluntariado, organização comunitária, valorização da juventude dentro do espaço público. Todas essas iniciativas compõem um mosaico fundamental para que possamos atingir os nossos objetivos, que é reduzir a violência. Nós só vamos conseguir isso se tivermos esse engajamento. Por isso, o ‘Feira Massa’ contribui para esse nosso objetivo”, disse.

O chefe de Gabinete da Vice-Governadoria, Fernando Oliveira, explica que o Estado apoia diretamente a realização de eventos como esse. “A ideia da ‘Feira Massa’ é a mesma que nós, que a professora Izolda Cela, temos para o Pacto Por um Ceará Pacífico, que é inserir a comunidade, incentivar práticas misturando esporte, cultura, lazer. A proposta é muito interessante, nós acreditamos nela, por isso o Governo do Estado está apoiando. Esperamos que ela permaneça e tenham novas edições”, disse.

As apresentações artísticas que compõem a programação do evento partem de um processo de pesquisa feita em conjunto com articuladores locais. São os próprios  moradores que apontam os artistas e grupos que atuam no bairro na área da Música, Artes Visuais, Dança, Artes Cênicas, Atividades Culturais Infantis, Artesanato e Gastronomia. Em sintonia com os desejos das comunidades, cada edição da Feira Massa disponibiliza oficinas e workshops nas áreas de empreendedorismo, educação ambiental, cultura e arte, com especificações que atendem às necessidades de cada comunidade.

No Poço da Draga, a população tem acesso a oficinas e aulas de fotografia, vídeo mapping, discotecagem, capoeira, zumba, skate, muay thai, malabares, além de torneios esportivos e feiras de artesanato e gastronomia. Na programação paralela, o projeto leva ainda apresentações artísticas, humorísticas, festas temáticas e atrações musicais.

Poço da Draga

Comunidade que existe há 109 anos e que se originou a partir do trabalho de pescadores portuários e estivadores, o Poço da Draga abriga atualmente cerca de dois mil moradores, com um total 505 casas. Com imenso amor pelo mar, a praia é o quintal dessas pessoas. As crianças brincam ao ar livre e os adultos fazem do entorno o ponto de encontro para as conversas.

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas no local, a comunidade procura dar visibilidade às potencialidades existentes, com vários moradores que desenvolvem e se destacam em trabalhos ligados à tarde, cultura, grafite, fotografia, cinema, música e esporte. Esses talentos são revelados e estimulados por projetos desenvolvidos pelos próprios agentes do Poço da Draga.

Serviço

II Feira Massa
Data: 07 a 13 de dezembro
Local: Poço da Draga
Informações: www.somosvos.com.br

10.12.2015

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898