CGE apresenta detalhes do Sistema Informatizado da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa

15 de janeiro de 2016 - 13:36

O trabalho para a elaboração do Sistema Informatizado está na fase de elaboração do projeto

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado apresentou, na manhã desta sexta-feira (15), durante a 145ª reunião do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), detalhes do sistema informatizado que vai reunir diversos serviços de atendimento à pessoa idosa, como a relação de Conselhos Municipais e Estaduais, equipamentos, programas e projetos em beneficiem essa população. O trabalho para a elaboração do Sistema Informatizado da Rede de Atendimento à Pessoa Idosa do Estado do Ceará está na fase de elaboração do projeto, que deverá ser apresentado à Cedi no próximo mês.

“A criação da Rede é um passo importante para a população idosa no Estado, porque assegura a efetivação dos direitos do idoso e contribui para estimular uma maior participação dessa população na sociedade. Quando estiver no ar, o sistema deve estimular também a criação de mais equipamentos e serviços para atender as necessidades do idoso, já que eles representam 10% da população do Ceará”, acredita o conselheiro do colegiado da Cedi e orientador da Célula de Ouvidoria da CGE, Jean Lopes.

CEDI

O Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) é vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e tem caráter permanente, partidário, consultivo e deliberativo. Iniciou os trabalhos em 2003, mediante Decreto nº 26.963, mas foi em agosto de 2015, quando o governador Camilo Santana sancionou a lei de criação do conselho, que o Cedi ganhou novas atribuições e ampliou a composição de representantes, com a nomeação de um idoso para compor um assento no conselho.

A CGE participa com dois integrantes na Comissão de Normas e Fiscalização, responsável por verificar as condições dos abrigos que atendem à população idosa dentro do Estado. O conselheiro titular, Jean Lopes, e o suplente, Marcos Henrique Almeida. Além da CGE, outros nove órgãos do Poder Executivo Estadual, representantes da sociedade civil, entidades, organizações de atendimento à pessoa idosa participam das discussões e formulação de políticas públicas direcionadas ao idoso.

Para saber mais informações sobre o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), acesse o link a seguir: http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/index.php/cedi-conselho-estadual-dos-direitos-do-idoso

15.01.2016

Assessoria de Comunicação da CGE – 85 3101.3474
Flávia Salcedo – Coordenadora de Comunicação (flavia.salcedo@cge.ce.gov.br)

Vandecy Dourado – Assessor de Comunicação (vandecy.dourado@cge.ce.gov.br)
Camila Lins – Assistente de Publicidade (camila.lins@cge.ce.gov.br)
Twitter: @ComunicacaoCGE
Facebook: www.facebook.com/CgeCeara

Ciro Câmara
Gestor de Célula / Secretaria

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898