Projeto Juventude do Futuro: SPD realiza monitoramento

15 de setembro de 2016 - 19:00

Atividade avalia aplicação dos programas federais de prevenção às drogas

 

Concluídos os primeiros 45 dias de efetivação do Projeto Juventude do Futuro (JF) em sua segunda fase, a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) reforça as atividades de monitoramento dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes. Os programas serão desenvolvidos até o final do semestre letivo, favorecendo um total de 4.650 estudantes do ensino fundamental I e II matriculados em escolas da rede municipal e 750 famílias de 20 localidades cearenses.   

No início da semana, o monitoramento dos programas envolveu os profissionais multiplicadores dos municípios de Sobral, Viçosa do Ceará, Camocim, Tianguá, Massapé e Itapipoca. Nesta quinta-feira, 15, inclui profissionais de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Na sexta-feira, 16, serão contemplados os multiplicadores dos municípios de Iguatu, Acopiara e Icó, com a presença das gestoras estaduais dos programas, bem como das formadoras federais. Na próxima semana, o trabalho de monitoramento contemplará multiplicadores dos seguintes municípios: Beberibe, Eusébio, Maranguape, Itapipoca e Massapé.

A coordenadora do Projeto Juventude do Futuro da SPD, Natália Alexandre, destaca que o objetivo do monitoramento é fazer o acompanhamento das atividades desenvolvidas nas escolas, com a correção de problemas existentes a fim de assegurar o aprendizado por parte dos estudantes e famílias beneficiadas com os programas de prevenção às drogas. Ela ressalta a receptividade das ações, que proporcionam a produção de um ambiente harmônico.

O programa Jogo Elos está sendo aplicado junto a estudantes dos seguintes municípios: Aracati, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Camocim, Crateús, Itapipoca, Massapê, Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Acopiara, Barbalha, Crato, Icó, Iguatu e Juazeiro do Norte. O programa #Tamojunto foi iniciado em Aracati, Caucaia, Beberibe, Eusébio, Maranguape, Quixeramobim, Russas, Viçosa do Ceará, Camocim e Tianguá, enquanto o programa Famílias Fortes começou em Aracati, Camocim, Tianguá, Viçosa do Ceará, Maranguape, Caucaia, Eusébio, Juazeiro do Norte, Icó e Crateús.

O programa Jogo Elos é uma atividade lúdica realizada nas escolas que desenvolve noções de socialização e de respeito a si e aos outros. O jogo se baseia em quatro regras: se expressar de forma adequada, respeitar o outro, obedecer o acordo quanto aos seus lugares e seguir normas. O programa contribui para a produção de um ambiente harmônico, que estimula a troca e a cooperação entre alunos de professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais.

O #Tamojunto visa a despertar habilidades e recursos específicos para que os adolescentes possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. Dentre os benefícios estão a redução do consumo regular ou abusivo de álcool e outras drogas e o fortalecimento dos vínculos entre alunos e professores.

O Famílias Fortes é atende as famílias de crianças e adolescentes beneficiados pelos programas Jogo Elos e #Tamojunto. O programa é viabilizado por meio de reuniões semanais voltadas para o fortalecimento dos vínculos afetivos e de cooperação entre pais, responsáveis e filhos, buscando reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de drogas.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Mirian Sobreira, esclarece que os programas federais são coordenados no País pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), com respaldado em experiências no exterior e testados com evidências comprovadas. O Ceará foi o primeiro estado brasileiro a implantar os três programas simultaneamente em 11 cidades, em 2015. A expectativa é de que programas sejam estendidos, paulatinamente, em todos os municípios cearenses.

15.09.2016

Fernando Brito
Repórter

Daniela Negreiros
Assessora de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 3238.5090 / 98902.7939 – comunicacao@spd.ce.gov.br / daniela.negreiros@spd.ce.gov.br

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara