Juventude em Ação: edição 2017 é iniciada em Fortaleza

25 de maio de 2017 - 14:21 # # # # # # #

Fernando Brito Assessoria de Comunicação da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) (85) 3238.5090 / 99910.3443 - comunicacao@spd.ce.gov.br / fernando.brito@spd.ce.gov.br

Programa de prevenção às drogas é destinado a estudantes do ensino médio da rede pública

Voltado para jovens do ensino médio de escolas públicas estaduais, o programa de prevenção às drogas Juventude em Ação (JA) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) contemplará, em sua edição 2017, oito estabelecimentos localizados em Fortaleza. Seis escolas já foram selecionadas e estão localizadas em bairros que apresentam vulnerabilidade social.

As unidades escolhidas são as seguintes: Escola Estadual Caic Maria Alves Carioca, Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) São Francisco de Assis e EEFM Santo Amaro, todas no bairro Bom Jardim; EEFM José Valdo Ribeiro Ramos (Pirambu), EEFM Miriam Porto (Tancredo Neves) e Colégio Estadual Liceu do Ceará (Jacarecanga). Nestes estabelecimentos, o JA beneficiará cerca de 3.500 alunos.

A retomada do Juventude em Ação em Fortaleza é destacada pela secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio. Segundo ela, a SPD está ampliando as áreas atendidas pelo programa na capital cearense este ano.

“Em 2016, o JA atendeu a mais de três mil estudantes de escolas localizadas no bairro Vicente Pinzon, primeiro território do Pacto por um Ceará Pacífico. Este ano, inicialmente, o JA será desenvolvido em escolas de quatro bairros de Fortaleza. A ideia é ampliar o programa, paulatinamente, para as diversas escolas de ensino médio da rede pública estadual na capital, com prioridade para as situadas em áreas mais vulneráveis”, relata a titular da SPD.

A Secretaria iniciou a implementação do JA 2017 em Fortaleza esta semana, com a etapa de sensibilização da direção, corpo docente e lideranças estudantis dos estabelecimentos de ensino contemplados. A ação é viabilizada através da realização de oficinas para apresentação e esclarecimentos sobre as diversas etapas do programa. O Colégio Estadual Liceu do Ceará foi a primeira unidade visitada pela equipe do Sistema Integrado de Prevenção (SIP), da SPD.

O Juventude em Ação constitui-se num conjunto de ações que inclui a aplicação do jogo ‘Na Trilha da Prevenção’ e culmina com uma gincana cultural e exposição artística. Os jovens tornam-se protagonistas na mobilização individual e comunitária no enfrentamento às drogas. O programa envolve, ainda, a realização de oficinas de capacitação e rodas de conversa entre profissionais de educação, familiares e lideranças locais.

O principal objetivo da iniciativa preventiva é a diminuição da iniciação e do uso contínuo de drogas lícitas e ilícitas entre os estudantes. Além disso, o programa fortalece as competências, potencialidades e habilidades para a vida, bem como contribui para a cooperação entre famílias, lideranças comunitárias e escolas na ampliação de vínculos saudáveis e de relações de entreajuda.

Os benefícios do programa são multiplicados para além das escolas contempladas graças à formação de grupos de adolescentes voluntários que atuarão em toda a comunidade, repassando conhecimentos sobre o uso nocivo de drogas lícitas e ilícitas e fortalecendo comportamento saudáveis.

Idealizadora do programa Juventude em Ação, a psicóloga Miriam Barreto reforça: “a ação preventiva pretende ampliar a relação que os indivíduos, famílias e a comunidade estabelecem com as drogas declaradas lícitas e ilícitas, socializando conhecimentos científicos integrados à vida cotidiana sobre as substâncias psicotrópicas e seus efeitos para a saúde física, psicológica e social; além de fortalecer os ativos de proteção e diminuir os fatores de risco relacionados às drogas”.

Cerca de oito mil estudantes cearenses serão favorecidos em 2017 com o JA. Além de Fortaleza, os demais municípios cearenses beneficiados este ano são os seguintes: Quixeramobim, Horizonte, Sobral, Capistrano, Juazeiro do Norte e Maracanaú.

www.spd.ce.gov.br
Facebook: spdceara
Twitter: @spdceara