Governo do Ceará e Comitê Internacional da Cruz Vermelha renovam parceria para reduzir consequências da violência no estado

30 de dezembro de 2022 - 10:20 # # # # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil Texdto
José Wagner Fotos

O Governo do Ceará e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) renovaram e ampliaram o Memorando de Entendimento para atuação conjunta em ações para a redução das consequências humanitárias da violência armada na população cearense. O documento foi assinado nesta sexta-feira (30), no Palácio da Abolição, com a presença da governadora Izolda Cela e do chefe de Operações da delegação regional do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Laurent Wildhaber.

“Assinei hoje (sexta-feira) a renovação do memorando de entendimento com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha para o desenvolvimento de ações que reduzam os danos da violência armada na sociedade. A parceria, firmada desde 2019, realiza ações de proteção e garantia dos direitos de grupos vulneráveis. Agradeço à Cruz Vermelha pelo trabalho em favor de uma cultura de paz”, pontuou a governadora Izolda Cela, pelas redes sociais.

O memorando dá continuidade à parceria firmada em 2019, citada por Izolda Cela, e terá duração de três anos. As ações se desenvolvem em diferentes setores, como na prestação de serviços e na proteção a populações vulneráveis.

Entre as ações, é importante destacar a implementação da metodologia do Acesso Mais Seguro (AMS) para Serviços Públicos Essenciais; a promoção de melhores condições e tratamento às pessoas privadas de liberdade, obedecendo os padrões do Direito Internacional dos Direitos Humanos; o fortalecimento do mecanismo de busca e identificação de pessoas desaparecidas; orientação de profissionais de áreas de saúde, assistência social, perícia forense e serviços de busca para atendimento adequado à população afetada pela violência; e a atualização de profissionais de segurança sobre as normas internacionais de Direitos Humanos; além de suporte técnico para o desenvolvimento de mecanismos de saúde mental e psicossocial dos profissionais de serviços públicos essenciais.

“A renovação do acordo demonstra que a cooperação técnica entre o CICV e o Governo do Ceará possibilitou apoiar, de forma transversal, a resposta das necessidades humanitárias causadas pela violência armada. Nesses quatro anos, foi possível avançar nesta parceria, ampliando as áreas de atuação, como no trabalho com pessoas privadas de liberdade e nos serviços públicos essenciais. A ação do CICV se adapta, graças à colaboração com os governos locais, às necessidades das comunidades e às dinâmicas de cada contexto. Esperamos continuar ajudando a prevenir e a reduzir as consequências da violência, que é uma realidade em diferentes cidades do Brasil e do mundo”, destacou Laurent Wildhaber.

Com sede global em Genebra, na Suíça, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha é uma organização humanitária neutra, imparcial e independente, com mais de 150 anos de experiência e presente em mais de 80 países. A Delegação Regional para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai do Comitê tem sede em Brasília. No Brasil, além de Fortaleza, a organização conta com escritórios também em Boa Vista (RR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).