Governo inaugura Escola de Ensino Médio Filha da Luta Patativa do Assaré, em Canindé

25 de outubro de 2017 - 17:18 # # # #

A população do assentamento Santana da Cal, em Canindé, vai ganhar uma unidade de ensino na própria comunidade. O governador Camilo Santana entregará a Escola de Ensino Médio Filha da Luta Patativa do Assaré, nesta quinta-feira (26), às 8h30. O prédio foi construído, mobiliado e equipado com recursos estaduais e federais, tendo o investimento de R$ 4,1 milhões.

A estrutura é constituída de seis salas de aula, com capacidade para atender a até 540 alunos nos turnos da manhã e tarde. No novo espaço, alunos e professores terão acesso à biblioteca, laboratórios de Línguas, Informática e de Ciências (Química, Biologia, Física e Matemática) e quadra poliesportiva. A obra foi acompanhada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

A escola também compartilhará o espaço com turmas do Ensino Fundamental, ofertadas pelo município de Canindé.

Por estar localizada em área de assentamento, a Escola de Ensino Médio Filha da Luta Patativa do Assaré tem componentes curriculares que tratam diretamente da realidade do território camponês. São três disciplinas específicas a mais, em relação às escolas regulares convencionais, que acrescentam oito horas/aula na carga horária semanal. Com isso, em dois dias na semana, os jovens ficam na escola em tempo integral. Práticas Sociais Comunitárias; Projeto, Estudo e Pesquisas; e Organização do Trabalho e Técnicas Produtivas, ministrada por um agrônomo, são as disciplinas extras.

Com a nova unidade de ensino, o Ceará passa a contar com oito escolas em funcionamento em assentamentos rurais localizados em Canindé, Itapipoca, Itarema, Jaguaretama, Madalena, Monsenhor Tabosa, Ocara e Santana do Acaraú. Esse atendimento chega a cerca de 1.800 alunos. Mais quatro escolas estão em construção: duas em Canindé – em Logradouro e Conceição Salitre; uma em Quixeramobim, em Nova Canaã; e outra no município de Mombaça, em Salão.

A escola faz parte da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 7, sediada em Canindé. A rede estadual na região conta com 18 escolas, sendo 10 de Ensino Médio Parcial, 02 de Ensino Médio Integral, 01 Escola de Educação do Campo, 03 de Educação Profissional, 01 de Ensino Fundamental Indígena e 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja).

Serviço:

Inauguração da Escola de Ensino Médio Filha da Luta Patativa do Assaré
Data: 26/10/2017
Hora: 8h30
Local: Assentamento Santana da Cal, Canindé