Hackathon da Inteligência Cidadã convida população a criar soluções tecnológicas para exposição de dados públicos

11 de dezembro de 2017 - 16:45 # # #

Ascom / CGE - (85) 3101.3474

As inscrições vão até o dia 4 de janeiro de 2018 e podem ser feitas clicando aqui

A participação dos cidadãos na construção de ferramentas que possam facilitar a comunicação com o governo é extremamente interessante para estimular um relacionamento transparente. Foi com esse intuito que a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e a Caiena criaram o Hackathon da Inteligência Cidadã. O concurso surge alinhado ao desenvolvimento do Sistema Público de Relacionamento com o Cidadão do Ceará (SPRC) e pretende reunir estudantes, profissionais e todos os cidadãos interessados em criar propostas inovadoras de interpretação e visualização de dados públicos do Estado do Ceará.

Entenda o Hackathon

O objetivo é que as pessoas se inscrevam em grupos e submetam projetos que, por meio de ferramentas tecnológicas baseadas em interfaces digitais (softwares, sites, apps, chatbots etc) traduzam e facilitem o acesso e uso dos dados pelos cidadãos. Qualquer cidadão que se sinta capaz de propor novas formas de se interpretar e visualizar os dados abertos do Governo do Estado do Ceará pode participar, desde que as inscrições sejam feitas em equipe e até o dia 4 de janeiro.

Para participar, não é necessário saber programar – ideias que possam ser viabilizadas e projetos que não incluam desenvolvimento também podem concorrer. Há duas categorias de participação: a Geral, em que qualquer equipe pode se candidatar, e a Estudantil, para alunos do Ensino Médio.

Após o período das inscrições de equipes, será o momento de entrega digital das propostas, que acontece até o dia 12 de janeiro de 2018. Em seguida, uma comissão julgadora vai selecionar dez equipes finalistas para a segunda etapa do concurso. Serão 6 equipes da categoria Geral e 4 da categoria Estudantil. Nessa fase, cada equipe apresentará sua proposta presencialmente. A maneira de apresentar a proposta fica a critério dos grupos e pode ser por meio de protótipos, infográficos, vídeos etc.

As duas melhores propostas de cada categoria serão premiadas. O regulamento completo e outros detalhes estão disponíveis no site do Hackathon: www.ceara.caiena.net/hackathon.

Você sabe o que significa Hackathon?

Hackathon é um termo que combina as palavras hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona) e, ao pé da letra, significa maratona de programação. No entanto, a organização do Hackathon da Inteligência Cidadã optou por uma abordagem de evento mais democrática, que não deixa de valorizar os esforços de programação – que são considerados um diferencial – , mas também abre espaço para o conhecimento multidisciplinar.