Sejus promove curso de jardinagem para 20 egressos do sistema penitenciário

8 de janeiro de 2018 - 10:47 # # # #

Ascom/Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará

A partir desta segunda (8), 20 egressos do sistema penitenciário começam a plantar sementes de empreendedorismo e capacitação. Eles vão participar do curso de jardinagem promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe). O curso é realizado em parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza e o setor de Manutenção de Praças, Canteiros e Passeios da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).

Com carga horária de 100 horas, as aulas são ministras diariamente, no turno da manhã, no Horto Municipal Falconete Fialho. No curso, os alunos aprendem noções gerais sobre o meio ambiente, manuseio correto de sementes, capinagem e limpeza e cultivo de ervas medicinais, além de outras orientações ligadas ao ramo.

Estímulos

Para Cristiane Gadelha, coordenadora da Cispe, o curso proporciona, além de qualificação, possibilidade de empreendedorismo. “Estimulamos a contratação desses alunos nos órgãos públicos, mas, com o treinamento, eles são capacitados para montar o próprio negócio e gerar renda para suas famílias”, afirma Cristiane.

Os alunos em formação recebem vale-transporte, material didático, cesta básica mensal e fardamento (calça, blusa e botas). O treinamento dá direito a certificado e tem duração de 25 dias. Na parte prática, os alunos plantarão mudas em canteiros de grandes avenidas da cidade.

Desde o início, em 2015, o curso já formou 45 jardineiros.