Governo do Ceará capacita 100 educadores de abrigos estaduais

16 de fevereiro de 2018 - 11:28 # #

Carlos Eugênio Saraiva - Assessor

A primeira infância é prioridade para o Governo do Ceará. Nesta quinta-feira (15), autoridades, educadores sociais e representantes do poder público participaram da aula inaugural do curso de capacitação social voltado para 100 profissionais de abrigos da rede estadual que atendem crianças e adolescentes. A ação, desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), é executada em parceria com o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e faz parte do Programa Mais Infância, idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

“Estamos iniciando um processo de qualificação que é fundamental para nossos cuidadores. O intuito é capacitar e humanizar cada vez mais o atendimento destes profissionais que participam do dia a dia de crianças e adolescentes acolhidos em nossas unidades de abrigos. Nossas crianças são sujeitos de direitos e merecem nossa atenção e respeito para que possam se desenvolver plenamente”, destacou o titular da STDS, Josbertini Clementino.

 

Formação Humanizada

“Investir na primeira infância é investir no futuro. Esta capacitação é mais uma ação do Programa Mais Infância Ceará, no pilar Tempo de Crescer, que visa levar conhecimento sobre desenvolvimento infantil para os profissionais que lidam diretamente com nossas crianças e, muitas vezes, representam a única ligação afetiva deles”, explicou a assessora do Programa Mais Infância Ceará, Dagmar Soares, que esteve presente no evento.

“Nós que acompanhamos de perto tantas crianças e adolescentes dos abrigos, sabemos o quanto é importante o afeto que dedicamos à eles. Espero que neste curso eu possa aprender novas metodologias e consiga levar para a prática do meu dia a dia, tudo que for ensinado nesta capacitação”, expôs a educadora da Casa Abrigo, Edvânia Costa.

“Os maiores beneficiados com esta parceria entre Iprede e Governo são as crianças em situação de acolhimento, que necessitam antes de tudo, do afeto e apoio dos que estão mais próximos a eles. Esta capacitação tem como objetivo formar “mediadores sociais” competentes e preparados para lidar com todos os tipos de situações. Nossas crianças precisam de amor para que se desenvolvam e se tornem adultos saudáveis”, declarou o presidente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota.

 

Capacitação Social

Estruturada em três módulos, a capacitação tem carga horária de 44 horas, distribuídas em 24 horas presenciais e 20 horas práticas. Os módulos contemplam os seguintes temas: Conhecimento e habilidades com suporte no diálogo emocional; Diálogo cognitivo e; Cuidados em saúde, contemplando trabalho em rede e farmácia.

 

Rede de atendimento

Atualmente, 225 crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados são atendidos nos abrigos de gestão estadual, que, além do serviço de acolhimento garantem proteção integral e promovem ações socioassistenciais de entretenimento e lazer. Os abrigos ofertam os seguintes cursos: Informática, Teatro, Dança, Administração e capacitações para iniciação profissional. O atendimento é personalizado e tem como foco o convívio familiar e comunitário.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel:9.8878.8510

Fone:3101.2089/2099

E-mail:imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter:www.twitter.com/stdsonline