Educação: Ano letivo começa nos centros socioeducativos do Ceará

21 de fevereiro de 2018 - 17:43 # # #

Lígia Duarte - Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo
(85) 3101-2021/98967-6965
George Braga - Foto

O ano letivo nos centros socioeducativos do Estado do Ceará teve início nesta semana. As atividades escolares fazem parte de um projeto construído por meio da parceria entre a Superintendência do Sistema Socioeducativo (Seas), Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), com o intuito de utilizar a escolarização como forma de conduzir os adolescentes privados de liberdade a encontrar novas perspectivas de vida.

Para o programa de atividades deste ano, os professores lotados nas unidades foram devidamente capacitados e orientados sobre como organizar suas aulas, tendo sido abordada uma metodologia diferenciada para as unidades de internação provisória, cujo prazo máximo de permanência do adolescente é de 45 dias.

Por meio do projeto “Recomece … Desenhando o Futuro” o ensino formal é trabalhado em atividades diárias em que são trabalhadas as linguagens básicas do ensino básico e temáticas relacionadas à cidadania, justiça, vida em sociedade, dentre outros.

Segundo Cássio Franco, superintendente da Seas, “O projeto baseia-se numa metodologia que contempla a oferta do ensino formal dentro do prazo de 45 dias por meio de atividades desenvolvidas com base nos 04 pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Essa nova proposta permite que o adolescente não saia da unidade com atividades pendentes”.