Empresários de Jericoacora são sensibilizados sobre o descarte correto do esgoto

21 de fevereiro de 2018 - 17:54 # # # #

Assessoria de Comunicação da Cagece
comunicacaocagece@gmail.com
(85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 8878.8932

Como parte da campanha “Abraço Jeri e Cuido do Meio Ambiente”, empresários e entidades envolvidas na campanha se reuniram na tarde desta quarta-feira, 21, no Polo de Jericoacoara. O tema abordado foi o impacto do saneamento, em especial do esgotamento sanitário, no turismo e sustentabilidade da região.

O objetivo do encontro foi sensibilizar empresários de pousadas, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos sobre a importância de terem seus imóveis interligados à rede de esgoto e sobre a necessidade de evitar ligações clandestinas e inadequações como o lançamento de água de piscina na rede de esgoto. Outro ponto abordado foi a necessidade de outorgas para uso de poços profundos, o que permitirá a medição adequada dos recursos hídricos.

Entre os pontos destacados por Alceu Galvão, analista de regulação da Arce, está a proteção do lençol freático, evitando assim a contaminação da água, tendo em vista que a Vila de Jericoacoara é abastecida por poços. Galvão contextualizou a necessidade de regularização e alertou para a fase de fiscalização da campanha, que terá inicio no próximo dia 5 de março. Até lá, os empresários poderão procurar o escritório da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) montado de forma temporária no Polo de Jericoacoara. “Estamos todos nós em defesa da sustentabilidade ambiental”, disse Galvão.

O Ministério Público, que também participa da campanha, foi representado pela promotora Cibelle Nunes, que relembrou a campanha do Ministério Público de 2016, intitulada “Mais Saneamento, Menos Mosquito”, que faz a relação entre saneamento e casos de dente, zika e chikungunya.

A promotora apresentou dados oficiais da Secretaria de Saúde do Ceará sobre os casos da doença em Jericoacoara. “Nós estamos voltados em prol da conservação desse paraíso. É nessa perspectiva que estamos aqui hoje para começar a agir para conservar a longo prazo a praia e a vila”, pontuou Cibelle lembrando ainda a importância do destino correto também dos resíduos sólidos. A promotora falou da importância da fase educativa da campanha, e alertou para penalidades previstas em Lei. “O que fazer para não ser responsabilizados por danos ambientais? Se adequar. E esse período até 2 de março estaremos aqui para orientar a população e possibilitar a adequação voluntária. Isso poderá impactar diretamente na qualidade de vida dos que moram aqui”, alertou Cibelle.

O superintendente da Cagece, Carlos Salmito, falou da preocupação da Cagece em relação às contribuições inadequadas à rede de esgoto, como água de piscina e águas pluviais. Salmito falou ainda sobre o projeto de ampliação da rede de esgotamento sanitário da Vila, previsto para iniciar em 2019. A obra será de responsabilidade da Secretaria de Turismo, com apoio da Cagece, e serão investidos aproximadamente R$ 34 milhões.

Sônia Cavalcante, empresária e presidente da Associação Eu Amo Jeri, destacou que tem sentido ao longo dos últimos três anos, o aumento do volume de turistas, fazendo-se necessário reforço ao cuidado com o meio ambiente. “Pedimos a sociedade que compreenda isso e que participe de verdade”, disse Sônia, que tem atuado, por meio da associação, a sensibilização cotidiana de empresários.

Ainda hoje, às 19h, haverá reunião com vereadores na Câmara Municipal de Jijoca.