Homenagens marcam 15 anos da CGE e o Dia Estadual do Ouvidor

14 de março de 2018 - 16:47 # #

Flávia Salcedo / Géssica Saraiva / Camila Lins - comunicacao@cge.ce.gov.br

A cerimônia em alusão as datas, aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a presença de cerca de 170 pessoas, dentre autoridades, ouvidores e servidores estaduais

O Governo do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), comemorou nesta quarta-feira (14), em cerimônia no Palácio da Abolição, os 15 anos de criação do órgão de controle interno cearense e o Dia Estadual do Ouvidor. A solenidade, que contou com a participação de autoridades e servidores estaduais, foi marcada por homenagens aos ex-gestores da pasta e pela entrega da Medalha em Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno às ouvidorias setoriais que mais se destacaram em 2017.

“Esse momento que estamos celebrando hoje é muito marcante, não só para a CGE, como também para o Estado. Nós vimos ao longo desses 15 anos, um órgão de controle interno, que nasceu timidamente em 2003, crescer e se desenvolver, tornando-se referência nacional”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

“Eu gosto sempre de ressaltar que a função da CGE como órgão central de controle interno do Estado não é impedir que os recursos públicos sejam aplicados, mas sim garantir sua boa aplicação. Se não fosse assim, nós estaríamos impedindo que a política pública acontecesse. E como esse recurso é aplicado pelas diversas secretarias que formam o Estado, nós temos a função de municiá-las, dando condições para que elas realizem suas atividades de forma segura. Esse tem sido nosso grande desafio”, afirmou.

15 anos de história

Ainda em comemoração aos 15 anos da CGE, foram homenageados pela sua contribuição ao sistema de controle interno do Estado, os ex-gestores da pasta, Mônica Clark, Aloísio Nunes, João Melo, Sílvia Correia e Nelson Martins.

“A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado nasceu dentro de uma finalidade que hoje é indiscutível, buscando colocar dentro dos órgãos públicos do Estado, controle, transparência e atendimento voltado ao público. Tudo isso são competências que resistiram ao tempo, tornando a CGE um órgão necessário ao Estado”, destacou João Alves de Melo, secretário do órgão central de controle interno de 2011 a 2014.

“A CGE chega aos 15 anos de existência, dos quais colaborei como secretária adjunta e também como titular da pasta, colhendo muitos frutos. Hoje, quando vemos o órgão recebendo premiações internacionais e sendo destaque em transparência pública no país, comprovamos que tudo o que foi pensamos desde que construímos o primeiro planejamento estratégico do órgão se realizou. A CGE se tornou um órgão de controle interno forte e necessário ao Estado”, frisou Silvia Correia, auditora de controle interno da CGE, que hoje está como Controladora da Assembleia Legislativa e atuou como gestora na CGE de 2007 a 2014.

Medalha em Reconhecimento

Ainda durante o evento, as três ouvidorias que mais se destacaram em 2017, segundo a Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual, receberam a Medalha em Reconhecimento pela Contribuição ao Sistema de Controle Interno. As ouvidorias da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), do Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (ISSEC) e da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foram homenageadas.

Maria Cleide Maia, ouvidora da Seinfra, proferiu o discurso de agradecimento em nome das setoriais premiadas. “A premiação representa mais que uma nota dez por bom desempenho, representa o reconhecimento de nossos esforços, que estamos sempre buscando oferecer ao cidadão um melhor retorno, e também uma mudança na cultura de comportamento do cidadão, que está buscando mais a Ouvidoria como ferramenta de comunicação com o Estado”.

Na ocasião, também foi homenageado o teleatendente da Central de Atendimento Telefônica 155, Jucelino Alves da Silva, que recebeu das mãos do secretário-chefe da CGE e da orientadora da Célula de Atendimento 155, Zeneide Araújo, a medalha e o certificado em reconhecimento pelos serviços prestados ao cidadão por meio da Central 155.

E mais

Como parte da cerimônia em alusão ao Dia do Ouvidor, foram agraciados com certificados de desempenho durante o ano de 2017, membros da sub-rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde (SESA).

 

 

Ouça

O secretário-chefe da CGE, Flávio Jucá, comentou o ato e falou com alegria sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido no Estado.

A auditora interna da Assembleia Legislativa do Estado, Sílvia Correia, assumiu como secretária da CGE em maio de 2014. Em sua gestão a pasta iniciou a implantação do então Sistema de Convênios e Congêneres do Estado do Ceará (siconv-ce), a atualização do planejamento estratégico do órgão e a instituição da comissão permanente de apuração de denúncias. Segundo Sílvia Correia, a CGE conseguiu atingir os objetivos a que se propôs.