Campanha incentiva o doação de frascos de vidro no Hospital César Cals

23 de abril de 2018 - 11:58 # # # #

Wescley Jorge - Assessoria de Comunicação do HGCC

Para guardar o leite materno doado e também favorecer o trabalho da doação de leite, os fracos de vidros, com tampa plástica, de tamanho médio ou pequeno, são os ideais. Por conta do envio à casa das doadoras, e devido à pasteurização, processo que envolve altas temperaturas e resfriamentos, estes frascos se desgastam rapidamente. Daí tão importante quanto a doação de leite é doação desses frascos. No banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Ceará, essa doação pode ser feita constantemente.

Com o intuito de promover uma campanha e sensibilizar visitantes, funcionários e o público em geral que passa pelo Hospital César Cals, residentes multiprofissionais de enfermagem obstétrica realizam a campanha “Doe um fraco de vidro para o banco de leite humano”, na sexta-feira, 27, de 7h às 12h, em frente ao banco de leite. Qualquer pessoa que tiver interesse pode fazer a doação. “A nossa ideia é estimular a doação permanente dos frascos”, ressalta Jhonny Neco, residente de enfermagem obstétrica.

“Os frascos de vidro com tampa plástica de maionese ou café solúvel são aliados da doação de leite. Com eles conseguimos, assim como as mães em casa, guardar o leite de forma adequada, bem como fazer o transporte, o acondicionamento e pasteurização”, explica a enfermeira do banco de leite do HGCC, Gilvânia Cambraia. Ela afirma que o banco precisa sempre dos frascos e que ao invés deles serem descartados, eles podem ser reaproveitados, ainda mais porque eles suportam o aquecimento e resfriamento sem sofrer danos.

Todos os frascos doados passam por um processo de higienização e esterilização. Primeiro, é feita a lavagem, depois é a vez da estufa, onde acontece a secagem, em seguida, os frascos são esterilizados e, por fim, embalados. Após esse processo, eles estão prontos para serem encaminhados para a casa das mães doadoras e também para guardar o leite que chega ao hospital e que será encaminhado às unidades neonatais. “O ideal é que as campanhas possam acontecer sempre por isso a realização desse trabalho”, afirma e Bruna Nunes Costa Lima Rosado, também residente de enfermagem obstétrica.

Quem estiver interessado em doar, é só procurar o Hospital César Cals, em Fortaleza, que fica na Av. Imperador, 545, Centro, ou na Av. Imperador, 372, onde ficam os ambulatórios, para entregar os frascos. Qualquer dúvida ou informação, o banco de leite pode orientar por meio do número gratuito 0800 286 5678. O atendimento é realizado 24 horas por dia, todos os dias da semana.