Preparação e motivação: Seduc lança ações do Enem Chego Junto, Chego Bem para 2018 nesta terça-feira (29)

29 de maio de 2018 - 10:49 # # #

Assessoria de Comunicação da Seduc - imprensa@seduc.ce.gov.br

A Secretaria da Educação (Seduc) lança nesta terça-feira (29), na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Jaime Alencar de Oliveira, as ações do Enem Chego Junto, Chego Bem para 2018. O evento reunirá alunos, professores, gestores e demais profissionais da educação. O secretário Rogers Mendes estará presente.

As escolas da rede pública estadual vivenciam a etapa de motivação e preparação dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o edital do Ministério da Educação (MEC), as provas serão realizadas nos dias 04 e 11 de novembro.

Nesta etapa, que segue até os dias das avaliações, a Secretaria da Educação (Seduc) e as unidades de ensino buscam oferecer condições aos alunos de fazerem boas escolhas, com atividades de motivação e ações pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento de suas habilidades. “Essas atividades são destinadas a fortalecer a preparação dos estudantes para que façam o Exame com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior”, explica Josimar Saraiva, coordenadora do Protagonismo Estudantil da Seduc.

Além do fortalecimento da aprendizagem diária em sala de aula com os professores, a Seduc oferece o Enem Chego Junto, Chego Bem, constituído de seis etapas. São palestras motivacionais, aulas de produção textual, fascículos e corretores de redação, no intuito de melhorar o desempenho dos estudantes. Há ainda os projetos Enem não Tira Férias, que promove aulões e práticas de redação durante as férias; e o #FDScurtindoEnem, com ações nos fins de semana que antecedem as provas.

Em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, a Seduc promove o Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000! e o Serviço de Correção de Redação. O objetivo da primeira iniciativa é selecionar e premiar as produções escritas, como forma de fomentar a adequada redação de texto na modalidade dissertativo-argumentativa, de acordo com o exigido no Exame.

Já os corretores de redação irão atuar para fortalecer a preparação dos estudantes em todas as escolas públicas. Durante essa preparação, as redações feitas pelos alunos serão corrigidas e, em seguida, cada um receberá o retorno com os comentários sobre o texto, conforme as competências do Enem. Assim, os jovens contarão com auxílio individual na produção textual, estimulando a escrita e a apropriação da língua.

O índice de aprovação dos alunos das escolas públicas estaduais no ensino superior cresceu entre os anos de 2015 e 2017. Um total de 16.897 estudantes garantiram o ingresso em instituições públicas e privadas no ano passado, enquanto em 2015, foram 10.035.

Para alcançar estes resultados, a gestão estadual conta com gestores, professores e funcionários. A melhoria acontece no dia a dia, na sala de aula, em todas as disciplinas do currículo.

Projeto Enem Chego Junto, Chego Bem

O Enem Chego Junto, Chego Bem tem a finalidade de mobilizar, motivar e preparar os alunos da Rede Pública Estadual para a realização do Exame. A ação acontece durante todo o ano letivo em seis etapas: (1) Auxílio na organização dos documentos necessários para realizar a inscrição; (2) Apoio nos dias de inscrição; (3) Eventos motivacionais e de orientação vocacional; (4) Ações pedagógicas de estudo para o Enem; (5) Realização do #enemvou2dias, com auxílio no transporte e pontos de apoio aos alunos nos dois dias de provas; e (6) Orientações para o acesso ao Ensino Superior.