Novo Terminal da Messejana vai proporcionar mais conforto e agilidade para os cearenses

8 de junho de 2018 - 17:30 # # # #

José Wagner e Davi Pinheiro - Fotos

O visual moderno, com espaços para comércio construídos com tijolos que brilham de tão novos, locais para compartilhar leitura, para artistas cearenses mostrarem sua arte, do artesanato à música, nem parece um ambiente de fluxo intenso de pessoas todos os dias. E essa foi a intenção da reforma do terminal de ônibus do bairro Messejana, entregue na tarde desta sexta-feira (8), como parte do programa Juntos Por Fortaleza, ação integrada entre Governo do Ceará e Prefeitura.

O governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio participaram da solenidade e conheceram todo o novo equipamento, que teve 70% do espaço ampliado, garantindo maior conforto e agilidade na troca de veículos por parte dos usuários de transporte coletivo.

“Quero parabenizar a população da Messejana, de Fortaleza, que recebe hoje o mais moderno terminal de ônibus do Nordeste, talvez do país. Ele passou por uma ampliacao de mais de 70% da área. Há um esforço muito grande para que nossa mobilidade urbana tenha qualidade, tenha segurança. Todo um trabalho conjunto para o trabalhador e trabalhadora que usa transporte público. Em breve, estaremos entrgando oito estações do VLT e estamos discutindo com a Prefeitura a possibilidade de integrar o Bilhete Único com a Linha Sul do Metrô e o VLT. Temos aqui também uma unidade da Vapt Vupt para serviços diversos. Houve toda uma preocupação com o entorno. Por isso a população está de parabéns”, disse o governador.

Com ampliação do espaço, o equipamento passou de 4 mil m² para 6,8 mil m² de área construída, contando com novas instalações como prédio administrativo, bilheteria, passarelas, elevadores, novos boxes, cobertas metálicas e três plataformas de embarque e desembarque. Foram criadas 33 paradas de ônibus distribuídas nas três plataformas, construídas para proporcionar mais acessibilidade e conforto no acesso às 58 linhas que operam dentro do terminal.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou do empenho para que o equipamento atendesse ao movimento, pois cerca de 150 mil pessoas passam por ele diariamente. “Essa é mais uma intervenção dessa iniciativa Juntos Por Fortaleza, em que unimos forças e recursos destinados a várias áreas, incluindo mobilidade urbana. Essa é uma das áreas de Fortaleza que mais cresce. O tamanho e estrutura atual é para atender essa demanda crescente. Estamos preparando um binário para facilitar o acesso da BR ao terminal. Esse é o maior, mais bem estruturado da cidade, eu ousaria dizer que é o mais bonito do Brasil. Além da estrutura, procuramos adequar os espaços de comércio, banheiros, além de utilizar tecnologia de ponta. Tudo para se ter conforto, segurança e agilidade”, arrematou.

A artesã Ana Benice Mariana trabalha no terminal da Messejana vendendo suas obras. Segundo ela, a reforma vai ser benéfica para o seu negócio. “Trabalho com artesanato há muitos anos. Não é fácil. Tem lugares que cobram um valor alto para a gente poder se instalar. Mas aqui está muito bom, com a obra ficou tudo mais bonito, antes tinha aparência de velho. Sem falar que está bem maior, mais pessoas passam por aqui e aumenta a chance de olhar nossas coisas. É uma chance de faturar”.

Investimento

Orçadas em R$ 22 milhões, as obras do novo terminal contemplaram ainda a construção de um posto para a Guarda Municipal, área administrativa, bilheterias, bicicletário, boxes de variedades, além de banheiros acessíveis, sala de controle, almoxarifado, refeitório, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), área para descanso de motoristas e cobradores, e um amplo estacionamento para ônibus.

O interior do novo equipamento também passou a contar com pavimento rígido em concreto, garantindo a longevidade da pista e diminuindo a incidência de buracos, sendo muito mais resistente ao intenso fluxo de ônibus, que registra uma média de 242 veículos/hora.

 

 

Ouça

O governador Camilo Santana destacou a estrutura do terminal para bem atender aos usuários.

O governador Camilo Santana destacou obras de mobilidade urbana em andamento na capital, como o veículo leve sobre trilhos (VLT) que vai se integrar aos terminais ônibus.