Grupo Nóis de Teatro realiza evento de lançamento do livro “Caminhares Periféricos”

22 de junho de 2018 - 15:53 # #

Raphaelle Batista - Assessoria de comunicação do Porto Iracema das Artes
(85) 99700-1050 / 98156-6472 / 3219.5865 / 3219.5842

Evento será no próximo domingo, dia 24, na sede do grupo. A obra conta a história de um dos trabalhos do Nóis que, em 2017, integrou o Laboratório de Teatro do Porto

A Associação Artística Nóis de Teatro, que integrou o Laboratório de Teatro do Porto em 2017, realiza no próximo domingo (24) o lançamento do livro “Caminhares Periféricos – Nóis de Teatro e a potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo”. A obra é resultado da pesquisa de mestrado de Altemar Di Monteiro, coordenador do grupo, e aborda o processo criativo do espetáculo “O Jardim das Flores de Plástico”, montado em 2015. O evento de lançamento acontecerá a partir das 17h, na sede do Nóis de Teatro.

O evento de lançamento contará com coquetel de abertura, seguido de leitura performativa do livro e cortejo pelas ruas da Granja Portugal – onde se encontra a sede do grupo – com brincantes de São Francisco, Maracatu Nação Bom Jardim, Carnaval no Inferno e o Nóis de Teatro, finalizando com uma festa ao som da DJ Sapatinha.

O valor arrecadado com a venda do livro será destinado ao próximo espetáculo do Nóis de Teatro, que já existe há 16 anos e acumula 12 peças e diversos projetos culturais desenvolvidos no Território da Paz do Grande Bom Jardim. Com previsão de início de montagem no segundo semestre deste ano, o próximo trabalho do Nóis será sobre as manifestações de rua, os rolezinhos e saraus.

Sobre a pesquisa

Em 2012, o grupo iniciou a pesquisa nas ruas e periferias de Fortaleza com algumas ações em vídeo que vieram a se tornar o espetáculo “O Jardim das Flores de Plástico”, em 2015. Naquele mesmo ano, Altemar iniciou seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sob orientação do professor Héctor Briones, pesquisa de dissertação “Caminhares Periféricos – Nóis de Teatro e a potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo” culminou no livro homônimo. A obra é voltada para o estudo e reflexão do processo de criação, montagem e difusão do espetáculo nas periferias e o caminhar dele pela cidade.

Nóis e o Porto

Em 2017, o grupo foi um dos selecionados para integrar o Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes, com o projeto “Despejadas”. A pesquisa se deu sobre a interface cidade e gênero. O foco foram as narrativas femininas sobre a periferia da cidade como poética desviatória dos discursos hegemônicos. Interessadas nos estudos de corporeidade e performatividade, e tendo como base o livro Quarto de Despejo, da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus, a investigação perpassou as possibilidades do corpo das atrizes e as dramaturgias que surgiram no seu contato com os espaços públicos. A tutoria do grupo ficou por conta da pesquisadora e diretora de teatro Adriana Schneider Alcure.

Sinopse da obra

“O coordenador do Nóis de Teatro, Altemar Di Monteiro, nos apresenta neste livro publicado pela Editora Piseagrama um belo desdobramento da trajetória deste importante grupo do teatro cearense. Ao nos conduzir pelo percurso da montagem “O Jardim das Flores de Plástico”, Monteiro nos aponta as marcas poéticas, políticas e periféricas do “Nóis”, no contexto do teatro de rua contemporâneo. Com texto orientado pelo Prof Dr Héctor Briones a partir do mestrado em Artes / PPGARTES-UFC, arte, política e caminhar se enlaçam neste livro de modo perturbador, nos convidando e até mesmo instigando a entrar na periferia. O leitor irá caminhar por ruas onde vibra a potência artística do Nóis de Teatro, adentrando a um intensivo caminho de resistência, dando a perceber outras cidades nas nossas cidades.”

O livro foi financiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza através do edital das Artes 2016.
​​​​​​​​
Serviço

O quê: “Lançamento do livro ‘Caminhares Periféricos’ do Grupo Nóis de Teatro”
Quando: Domingo, 24 de junho, às 17h
Onde: Sede do Nóis de Teatro (Av. José Torres, 1211 – Granja Portugal)
Livro: Pague quanto puder. Valor mínimo: R$ 20,00 (preço de custo)
Mais informações: blog do Grupo Nóis de Teatro