Governo do Ceará e Prefeitura lançam pacote de obras para a Regional I

4 de julho de 2018 - 11:56 # # # #

Carlos Gibaja - Foto

Os moradores da Vila Velha, em Fortaleza, poderão contar com novos espaços de convivência e esporte. Na noite desta terça-feira (3), o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram o pacote de obras para requalificação da Praça Tancredo Neves e implantação de quatro Brinquedopraças, todas com equipamentos de ginástica acoplados.

O bairro da regional I foi o 11º a receber a iniciativa do Programa Juntos por Fortaleza nos Bairros, que promoverá melhorias nos espaços públicos, promovendo oportunidades de lazer, cultura e esporte, em convívio coletivo num único espaço. O governador Camilo Santana destacou a parceria com a prefeitura no planejamento e na execução das ações que vêm dando novas oportunidades para as famílias em todas as regionais de Fortaleza. “Há mais de 2 anos as equipes técnicas da Prefeitura e do Estado vêm se reunindo e planejando ações para a cidade em diversas áreas. Os pacotes lançados são na área da qualificação urbana. A ideia é que a gente possa ter ambientes de convivência de qualidade para a população, pois bons espaços públicos são também prevenção, mais segurança, são negócios que se criam nos entornos dos espaços públicos”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

“Em parceria, Governo e prefeitura promovem um conjunto de obras de pequeno e médio porte que estão recuperando espaços públicos, com reforma de praças, implantação de brinquedopraças, areninhas. Faremos a implantação de uma nova areninha no Campo do Cancão como um conjunto de ações de pavimentação e iluminação”, acrescentou o prefeito da Capital, Roberto Cláudio. Com apoio de parlamentares, a comunidade também será beneficiada com a chegada de ambulâncias e aparelhos de ultrassom para os hospitais de Regional I.

Além disso, o Juntos por Fortaleza nos Bairros levou ao bairro Vila Velha mutirão de serviços relacionados à cidadania, limpeza, qualidade de vida, prevenção em saúde e melhorias urbanas, a exemplo de recapeamento asfáltico, Operação Tapa-Buraco e melhorias na iluminação pública.

Praça Tancredo Neves

A Praça Tancredo Neves receberá melhorias nos equipamentos, novo paisagismo, recuperação do piso e dos mobiliários urbanos, reforço na iluminação, acessibilidade e recuperação do meio-fio. Como parte do maior programa de requalificação de praças do município, a Prefeitura de Fortaleza reformou, nos últimos cinco anos, mais de 250 praças em toda a cidade. O número representa mais da metade do total de praças existentes em Fortaleza.

Brinquedopraças e equipamentos de ginástica

Quatro praças do Vila Velha receberão brinquedopraças e equipamentos de ginástica. São elas: Praça do Polar, Praça do Contorno, Praça Menezes Serpa e Praça Major Assis. Cada brinquedopraça é cercada e tem área de 230 m², com piso anti-impacto e oito brinquedos, sendo uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Junto com as Brinquedopraças serão entregues equipamentos de ginástica de baixo impacto, que são aparelhos de alongamento direcionados, principalmente, à terceira idade e pessoas com deficiência. A academia ao ar livre é ideal para a prática de exercícios físicos e a interação entre os moradores. A ação faz parte do projeto Ceará Acessível e tem a proposta de transformar os espaços públicos em lugares de convivência.

As Brinquedopraças integram o pilar Tempo de Brincar, do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará, que assegura o direito das crianças ao desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e psicológicas, por meio do direito de brincar. Ao todo, 31 praças de Fortaleza são contempladas com Brinquedopraças.