Hospital Infantil Albert Sabin convida mães a doarem leite materno

9 de outubro de 2018 - 16:59 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
(85) 3256-1574 / imprensa@hias.ce.gov.br

Neste mês dedicado ao Outubro Rosa, uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), do Governo do Ceará, lembra que amamentar ajuda a prevenir a doença. E que, além de cuidar da saúde dela e do seu bebê, a mulher que amamenta também pode ajudar outras crianças. São bebês prematuros, casos cirúrgicos ou mesmo sindrômicos, que têm no leite materno a principal esperança de vida saudável.

“É por causa desses recém-nascidos que temos um banco de leite no hospital. Para que eles possam receber esse leite tão rico, tão fortificante e que, muitas vezes, salvam a vida deles”, diz a médica coordenadora do Banco de Leite Humano do Hias (BLH), Erandy Sousa. Ter o bebê internado antes mesmo da chance de segurá-lo e conhecê-lo é a realidade de muitas mães que acompanham filhos e filhas na UTI neonatal do Hospital Albert Sabin.

A pequena Júlia nasceu no dia 21 de setembro, na cidade de Itapajé, a 125 km de Fortaleza. Prematura de sete meses, a criança chegou ao Hospital Albert Sabin abaixo do peso e com problemas de respiração. “Eu nem mesmo a vi. Ela veio direto pra cá [Albert Sabin]. Amamento todo dia, mas ela também precisa do complemento que recebe do Banco de Leite. Já ganhou peso e o médico disse que vamos pra casa logo”, comemora a dona de casa Francisca Luzirene da Silva, mãe de Júlia.

“A dona Luzirene é abençoada em ainda ter a chance de ter esse momento com a filha e amamentá-la um pouco, porque, infelizmente, ao passar pelo estresse do parto e de ter que acompanhar os filhos internados, muitas mães param de produzir leite materno. Não conseguem mais. Estas, mais do que as outras, precisam das doações”, ressalta a médica Erandy Sousa.

Ao todo, a UTI de médio risco trata ainda outros 22 bebês. Há também 12 leitos de UTI neonatal e todos os pacientes são beneficiados pelo leite materno doado ao Banco de Leite do Albert Sabin. Para quem deseja se tornar doadora é fácil: basta entrar em contato pelo número 0800-280-4169. Por telefone, as mães interessadas são orientadas sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio. A doadora não precisa se deslocar.

Amamentar faz bem ao bebê e a mamãe

Durante a amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções, principalmente diarreia e pneumonia. O leite materno diminui ainda alergias e obesidade. Além disso, está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê. Amamentar também é importante para a saúde da mulher. O sangramento após o parto é menor, assim como os riscos de desenvolver anemia. A mulher também corre menos riscos de câncer de mama, ovário, e ainda de diabetes e infarto. Além da mãe que amamenta, toda a rede familiar pode apoiar o aleitamento.

Passo a passo da doação

A maioria das mulheres que amamentam produz mais do que o necessário para alimentar o bebê, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e, quanto mais a mulher faz isso, mais leite ela será capaz de produzir. Para estocar, podem ser utilizados vidros de café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias. E caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente.
O leite doado, quando chega ao hospital, passa por um rigoroso processo de pasteurização (tratamento térmico para manter a qualidade e destruir microrganismos que causam doenças), que é precedido por análises físico-químicas e microbiológicas. Todo o processo de pasteurização leva em torno de 48 horas. Só então é liberado para o consumo dos bebês.