Secult realiza o XII Encontro Mestres do Mundo em Aquiraz

9 de novembro de 2018 - 16:10 # # # #

Assessoria de Comunicação da Secult - (85) 3101 - 6761 / imprensasecultce@gmail.com
Cineteatro São Luiz/ Guilherme Silva - Fotos

Em novo local, o evento reúne de 21 a 24/11 os Mestres e Mestras da Cultura Popular Tradicional do Ceará, grupos e coletividades em trocas de saberes e integrações com o público na vasta e diversificada programação gratuita

De 21 a 24 de novembro a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) promove o XII Encontro Mestres do Mundo, que na edição de 2018 tem nova sede em Aquiraz (CE), município na Costa Leste do litoral cearense, a apenas 27km da capital Fortaleza. O evento integra a grandiosa riqueza de conhecimentos, expressões e vivências pelos Tesouros Vivos da cultura cearense em compartilhamentos generosos com o público na diversificada e vasta programação.

Anfitrionados pela Mestra da Cultura Indígena Cacique Pequena (Maria de Lourdes da Conceição Alves), natural de Aquiraz, público e convidados do Nordeste, Brasil e de outros paísesvãocelebrar juntos no Encontro às memoráveis e renovadas tradições mantidas pelos 69 Mestres e Mestras da Cultura vivos, 11 grupos, duas (02) coletividades, além dos 26 deles já falecidos. Mestra Pequena ainda guiará os participantes em uma “Caminhada nativa sob a flor do Jenipapo” para a transmissão de saberes e uma manhã de vivências, junto ao seu povo Jenipapo-Kanindé.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba festeja que “de 21 a 24 de novembro, a cidade de Aquiraz vai ser o lugar mais bonito do mundo” e convida ao XII Encontro Mestres do Mundo, que tem como mote desse ano ser “tempo de amor e flor para quem sabe salvaguardar afetos”. Piúba reitera a pujança dos ensejos reunidos e aconselha: “Prepare o seu coração, pois serão quatro dias de celebração aos saberes e fazeres dos mestres e mestres da cultura popular e tradicional cearense, nordestina e brasileira”.

No percurso do XII Encontro, a curadora do evento, a professora doutora Lourdes Macena adianta que “teremos rodas de saberes, variadas atrações em apresentações artísticas, a Feira de Artesanatos e Gastronomia Familiar, oficinas, seminários, atividades de Educação Patrimonial e residência com uma experiência entre afetos e arte”, entre as interligações culturais e de convívio com os Mestres dos Sons, das Mãos, da Oralidade, do Sagrado, do Corpo e nas Rodas Sementes, novas interações dedicadas ao público infantil.

Em revigorada itinerância, o Encontro que nas últimas edições ocorreu em Limoeiro do Norte, segue assim do Sertão ao novo cenário litorâneo de Aquiraz, município na região Metropolitana de Fortaleza, que foi a primeira capital cearense. Como revela o seu significado em tupi-guarani, “Aquiraz” quer dizer “Água Logo Adiante”, e é nesse manancial de fluidez da localidade que os atrativos do XII Encontro aportam, em pleno centro histórico da cidade, na Praça da Igreja Matriz, estendendo ações pelo Museu Sacro São José de Ribamar, na Escola EMEF Laís Sidrim, na Tapera das Artes, na Lagoa da Encantada, no antigo Mercado Municipal e em outras circunvizinhanças.

O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que vem atender à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 95 Mestres da Cultura, 11 grupos e 02 coletividades, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.

O Encontro Mestres do Mundo é um evento estruturante realizado pela SECULT desde 2005, cujo intento de proporcionar a convivência entre os Mestres e Mestras também divulga e faz fruir repasses de conhecimentos acerca da cultura popular do Estado. Este ano, o XII Encontro em Aquiraz tem novamente produção do Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital pela Secult, que conta com parcerias da Prefeitura Municipal de Aquiraz e apoio cultural do Fórum de Cultura Popular Tradicional, da Comissão Cearense de Folclore, da Tapera das Artes e do Museu Sacro São José do Ribamar. O evento recebeu, em outubro de 2017, no Rio de Janeiro, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, maior do Brasil na área de Patrimônio Cultural, um compromisso da Secult no fortalecimento da política de valorização e salvaguarda do patrimônio imaterial no país.

Mais sobre o Encontro Mestres do Mundo

O Encontro Mestres do Mundo é um evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), desde 2005, como uma importante iniciativa de interiorização da cultura. Em onze edições, o Encontro e suas ações já foram acolhidos pelas cidades de Limoeiro do Norte, Jaguaruana, São João do Jaguaribe, Russas, Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, entre outras, reunindo a cada edição os Mestres da Cultura, titulados como Tesouros Vivos da Cultura do Ceará, em diálogo com brincantes, estudantes, professores, pesquisadores e mestres de outros estados e países, com uma programação riquíssima voltada ao encontro e troca de saberes.

O Encontro é uma oportunidade singular de vivenciar a diversidade da cultura popular tradicional através da convivência com os guardiões que mantêm vivas as tradições. Conta com a participação de mestres, mestras e grupos locais, regionais e internacionais, promovendo a integração e a troca de experiências. Expressões de linguagens variadas se juntam em uma arena onde os mestres apresentam e transmitem seus saberes e seus fazeres.

São momentos mágicos, onde o público participante trava contato com memórias, narrativas e práticas por meio de uma programação ampla de atividades práticas e teóricas, no intercâmbio de saberes, contando com a mediação de pesquisadores da cultura popular. São variados momentos em que os Tesouros Vivos da Cultura do Estado do Ceará recebem os convidados, mostrando para a comunidade local os seus costumes e a sua arte.

As noites são marcadas por uma grande diversidade de apresentações de grupos e mestres oriundos das 14 (catorze)macrorregiões do Ceará, bem como atrações nacionais e internacionais. Ao longo das onze edições, ocorreram ainda diversas oficinas de repasse dos conhecimentos tradicionais, cursos e ações de educação patrimonial junto a estudantes e professores de escolas públicas, seminários temáticos com reflexões acadêmicas, exposições de fotografias e objetos relacionados às tradições, feirinha para comercialização de artesanatos feitos pelos mestres e outros produtos relacionados às culturas tradicionais, cortejos nas ruas da cidade, encontros de gestores culturais, dentre outras atividades.

Serviço

XXII Encontro Mestres do Mundo
Data: de 21 a 24 de novembro de 2018
Local: Aquiraz (CE)
Horário: De 9h às 0h
Aberto ao público

 

Ouça

O secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, fala da importância do encontro e faz o convite para os interessados em visitar Aquiraz durante o encontro dos Mestres do Mundo.