Jornada Científica inscreve acadêmicos e profissionais de saúde

21 de novembro de 2018 - 16:26 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGCC - Wescley Jorge

Como parte da programação de 90 anos do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da rede pública do Governo do Ceará, será realizada a X Jornada Científica do HGCC nos dias 12 e 13 de dezembro, às 9 horas, na Faculdade Metropolitana de Fortaleza (Fametro), Campus Carneiro Cunha, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 dezembro e submeterem trabalhos científicos até 30 de novembro. O evento é gratuito e destinado a estudantes, profissionais de saúde, residentes e professores. As vagas são limitadas.

Com o tema “HGCC 90 Anos: desafios para o cuidado interprofissional no SUS”, a X Jornada Científica abordará a atuação e a interação das diversas profissões no serviço de saúde. Na edição deste ano, o objetivo é relacionar a trajetória histórica do hospital, na busca contínua pela excelência em assistência à saúde, ao conceito de cuidado interprofissional proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS)/ Organização Pan-americana da Saúde (OPAS). “Com essa proposta, evidenciamos os desafios para o desenvolvimento de uma prática colaborativa, garantindo integralidade do cuidado”, explica Thaís Gomes Falcão, coordenadora do Centro de Estudos do HGCC.

No dia 12 de dezembro, a enfermeira Maria de Jesus Harada, professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pesquisadora na área de segurança do paciente, participará da programação inicial, às 9h30min, falando sobre Segurança do Paciente. Às 19h30, será a abertura oficial do evento com a presença do reitor da Universidade Estadual do Ceará, José Jackson Coelho Sampaio, que ministrará palestra sobre “30 anos de SUS – Que SUS para 2030?”.

Para Marco Antonio Carvalho Caminha Muniz, presidente do Centro de Estudos do HGCC, com a vocação do hospital na formação de profissionais em diferentes áreas da Saúde, surgiu a necessidade de mostrar o que é produzido no Hospital César Cals e a importância de disseminar a informação científica como um todo. De acordo com ele, a jornada se volta para o papel do cuidado multidisciplinar integrado, para uma assistência mais completa e humanizada, envolvendo as várias esferas profissionais. “Após nove edições da jornada, visualizou-se o momento representativo condizente com o aniversário do SUS e do HGCC, como uma oportunidade de reforçar a integralidade do cuidado”, destaca.

Além das palestras e conferências, o evento contará com atividades em diferentes formatos e metodologias, distribuídas em mesas redondas, oficinas, minicursos e discussão de condutas na “batalha dos especialistas”, um talk show interativo entre especialistas, com abordagem de temáticas nas quais apresentam divergência de condutas. Haverá ainda exposição de banners dos trabalhos científicos que foram submetidos, que serão publicados posteriormente em anais.

Formulário de inscrição e submissão dos trabalhos

Programação

12 de dezembro

8h30 – Credenciamento e entrega de material
9h30 – Mesas multiprofissionais
9h30 às 10h30 – Segurança do Paciente
11h às 12h – Cuidados Paliativos

14h às 16h – Exposição de Banners/ Apresentação e Avaliação
14h30 – Debate de especialistas
14h30 às 16h – Estratégias inovadoras no manejo da sepse e choque séptico

16h às 17h30 – Abordagem do paciente com obstrução biliar
14h30 às 17h30 – Workshop Acreditação Hospitalar

13 de dezembro

9h às 12h – Oficina de assistência ao parto e nascimento
Estratégias para redução do uso de hemocomponentes
Saúde do trabalhador – Estratégias para a prevenção do adoecimento no trabalho

14h às 15h – Cuidados para a alta segura do RN prematuro
15h às 16h – Cuidados com fístulas
16h – Encerramento

Serviço:

X Jornada Científica do HGCC
Dias: 12 e 13 de dezembro de 2018
Horário: 9 às 17 horas
Local: Fametro – Campus Carneiro Cunha, Rua Carneiro da Cunha, 240, Jacarecanga

Inscrições até 5 de dezembro
Submissão de trabalhos científicos até 30 de novembro