Fase estadual do Ceará Científico exibe principais projetos de pesquisa de alunos da rede pública

12 de dezembro de 2018 - 11:57 # # #

Ascom Seduc

Trabalhos científicos e culturais produzidos por estudantes cearenses ao longo do ano de 2018 estarão em exibição, nesta quinta e sexta-feira (dias 13 e 14), no espaço de eventos do Shopping RioMar Fortaleza, com a realização da etapa estadual do Ceará Científico. A ação é promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), com o objetivo de incentivar a produção de pesquisa no ambiente escolar. Nesta fase, estarão reunidos os trabalhos mais bem avaliados de cada região do Estado, em diversas áreas do conhecimento, organizadas em oito categorias. A solenidade de abertura do evento será na quarta-feira, dia 12, às 18 horas.

No dia seguinte, a partir das 10 horas, os projetos dos estudantes ficarão disponíveis para visitação pública nos estandes. A iniciativa mobilizará, ao todo, 750 participantes, entre estudantes, professores, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) e de Secretarias Municipais de Educação (SME).

Antes de chegar à etapa estadual, a ação passou pelas fases escolar e regional. A primeira foi realizada em cada uma das unidades de ensino. Avançaram para o momento seguinte as produções com melhores qualificações em cada escola, tanto estaduais, como municipais. A etapa regional ocorreu na área de abrangência de cada uma das 20 Credes e Sefor, movimentando as cidades e a população em prol da popularização das ciências. Os primeiros lugares, em cada categoria, ganharam credencial para expor seus trabalhos na etapa estadual, da qual participam 184 produções, ao todo.

As criações estão divididas em oito categorias: Linguagens e Aplicações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), Ciências e Engenharia, Pesquisa em Ciências Humanas e suas Aplicações, Matemática e suas Aplicações, Robótica Educacional e Automações, Pesquisa em Educação Ambiental, Expressões Artístico-culturais na Pesquisa em Educação Ambiental e Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental.

Protagonismo

Conduzida e desenvolvida pelos estudantes, sob orientação de seus professores, a ação pedagógica visa incentivar a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo, por meio da vivência do protagonismo estudantil.

O Ceará Científico incentiva a construção de projetos que promovam a integração curricular das disciplinas, enaltecendo a interdisciplinaridade. Além disso, a ação visa estimular parcerias entre instituições acadêmicas ou educacionais com as escolas e, ainda, promover o intercâmbio artístico, científico e cultural no âmbito escolar, comunitário e social.

Além das apresentações de projetos científicos e culturais, o evento terá o espaço “Arena Games”, com competições de jogos eletrônicos.

Selo

No encerramento do evento, será lançado o Selo Escola Sustentável, iniciativa que visa estimular a promoção da causa ambiental nas escolas estaduais, numa ação conjunta das Secretarias da Educação e do Meio Ambiente do Estado.

A ação ocorre em parceria com a Seara da Ciência da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Shopping RioMar Fortaleza, as Secretarias do Meio Ambiente (Sema), da Saúde (Sesa) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Secitece), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), e o Centro de Educação a Distância do Ceará (CED).

Estímulo

Além desse trabalho, a Seduc desenvolve e apoia diversas ações em educação científica, o que propicia a participação de alunos e professores em projetos e pesquisas no dia a dia da escola e em eventos como feiras, mostras e olimpíadas.

Nos últimos anos, é possível verificar que os estudantes da rede estadual participam e conseguem destaque nos maiores eventos nacionais e internacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), a Intel-ISEF e a Genius International High School Project Competitions, nos Estados Unidos.

Serviço

Etapa Estadual do Ceará Científico

Quando: dias 13 e 14 de dezembro

Onde: Shopping RioMar Fortaleza – Espaço de Eventos (L3)

Horário: 10h às 22h

Endereço: R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu, Fortaleza – CE