Núcleo de monitoramento reforça acompanhamento domiciliar de tornozelados

17 de dezembro de 2018 - 17:39 # # # #

Secretaria da Justiça e Cidadania - Assessoria de Comunicação

Com um reforço na equipe de agentes penitenciários, o núcleo de Monitoramento da Secretaria da Justiça e Cidadania reforça, a partir desta semana, o acompanhamento domiciliar dos tornozelados. Na última semana, os funcionários do setor participaram de um curso de nivelamento, preparando para esta atividade, além de orientar para operação do sistema, atualizado com novas tecnologias e informações.

Atualmente, a Sejus conta com 2.680 pessoas monitoradas eletronicamente. O número é crescente e, por isso, há necessidade da disponibilização minuciosa de informações para acompanhar particularidades do cumprimento da pena. Com a atualização do sistema, mais sinais de defeitos de rede ou do equipamento, detalhes da localização e possíveis violações passam a estar disponíveis para os operadores.

O reforço para o quadro de agentes, responsável por acompanhar e orientar os monitorados no cumprimento da prisão domiciliar, reincorpora à rotina do grupo as visitas presenciais, dando à equipe a possibilidade de orientar e antecipar a solução de problemas, identificando e evitando violações com maior efetividade.

“Diferente do caráter de fiscalização que é aparente, esse acompanhamento com maior proximidade tem o objetivo de auxiliar o apenado a cumprir a pena de acordo com as regras, evitando a regressão do regime e, consequentemente, o retorno à prisão”, destaca a coordenadora do núcleo, Ilma Uchôa.