Governo do Ceará inaugura brinquedopraças em Fortim e Altaneira

18 de dezembro de 2018 - 11:05 # # #

Com estas, somam 66 equipamentos entregues à população

Com foco nos benefícios de jogos infantis para o progresso físico, cognitivo e emocional da garotada, as brinquedopraças são obras que reforçam o lazer e a convivência familiar e comunitária das crianças. Nesta terça-feira (18), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Gabinete da Primeira-Dama, inaugura mais duas unidades: em Fortim, no Litoral Leste; e em Altaneira, na região do Cariri. Os novos equipamentos se juntam a outros 64 já inaugurados pelo Estado, via Programa Mais Infância Ceará, projeto idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Os espaços, voltados para crianças de dois a 12 anos, são cercados, têm áreas entre 230m² e 270m² e contam com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento nos equipamentos é da ordem de R$ 180.000,00, cada. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças em bom estado de uso e de conservação.

Entre os municípios já contemplados com brinquedopraças estão: Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Russas, Santana do Cariri, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Ubajara, Várzea Alegre, além de duas unidades em Redenção, duas em Baturité e mais duas em Fortaleza.

Atenção à infância

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Serviço

Inauguração das brinquedopraças de Fortim e Altaneira
▫ 18 de dezembro (terça-feira)

Fortim: às 17h – Praça da Maloca (Rua Enoque Martins, s/n, Bairro Maloca)

Altaneira: às 18h30 – Praça Prefeito Assis Baião (Rua João Gonçalves, s/n, Bairro Santa Tereza)