Mãe aprende novos caminhos da maternidade no cuidado da saúde da filha

19 de dezembro de 2018 - 11:30 # # # #

André Cavallari e Helga Rackel Reportagem e Produção - Ascom/ Sesa
Jeorge Farias Arte

A maternidade traz desafios e superações, especialmente para mulheres que têm filhos os quais necessitam de cuidados especiais. Marinalva Santos é dona de casa, mas tem uma segunda profissão pela qual se orgulha muito. Ela é cuidadora da filha, Maisa Vitória, de 4 anos, que desde os primeiros dias de vida precisou ser internada no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), do Governo do Ceará.

A família de Marinalva é de Cascavel, interior do Ceará. No nascimento de Maisa, em 13 de fevereiro de 2014, ela e o esposo, Domingos Sávio, foram da alegria à preocupação pelo grave quadro de atrofia muscular apresentado pela filha. Foi então que nos primeiros dias de vida a bebê precisou ser internada na UTI Neonatal do HGWA. “Nós lutamos pela vida dela. Ela não conseguia mamar, não conseguia reagir, não conseguia fazer nada. Pedi pelo amor de Deus que ele salvasse ela naquele momento”, relembra a mãe.

O Hospital Waldemar Alcântara recebeu Marinalva e sua família por quase quatro anos. Com a filha dependente de aparelhos, Marinalva passou a se dedicar integralmente ao cuidado da caçula. Neste ano, a pequena Maisa conseguiu ir para casa, vizinha ao hospital, para ser atendida através do PAD (Programa de Assistência Domiciliar). “O hospital sempre recebeu minha filha muito bem. Se não fosse a equipe do Waldemar, eu já tinha perdido a minha filha lá em Cascavel. Eles sempre ensinam e demonstram muito cuidado. Devo muito a eles”, relata.

Marinalva dedica-se com amor e gratidão à filha Maisa, cujo cuidado ensina diferentes perspectivas da maternidade e valores. Ela fala, com lágrimas nos olhos, sobre a alegria de ver a filha com vida, mesmo com todas as limitações causadas pela doença. “É uma emoção muito forte que eu sinto, com essa missão que eu tenho. Claro que a gente teme, mas ficamos felizes só de ver ela piscando os olhos para nós. A gente não quer perder ela de jeito nenhum. A gente para tudo por ela”, declara.

Caminhos do Afeto

Os encontros podem trazer consigo a beleza do afeto, de novos relacionamentos, a criação e o fortalecimento de vínculos. Na rotina de uma unidade hospitalar, caminhos se cruzam, histórias diferentes se encontram, pessoas se conhecem, mudanças acontecem. E é esse intercâmbio de ideias, culturas e trocas de experiências, que cada história se redesenha em seu papel de cuidados, planos e sonhos. Uma vida, mesmo que sutilmente, pode afetar outra para sempre. Caminhos do Afeto é uma série de reportagens da Secretaria da Saúde do Ceará. Até 21 de dezembro, histórias de profissionais e usuários da rede pública de saúde do Ceará serão contadas sob diferentes perspectivas.

Lei também

Afeto transforma medo em gratidão para família de paciente do Hospital São José

Atendimento humanizado fortalece relação médico e paciente no Hemoce

Atenção e afeto auxiliam recuperação de paciente no HGF