Juntos por Fortaleza: praça requalificada recebe brinquedopraça no bairro Jangurussu

21 de dezembro de 2018 - 12:32 # # # #

O espaço implantado na comunidade é o terceiro equipamento entregue na capital cearense

A ação Juntos por Fortaleza, que integra esforços da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Ceará, entregou nesta quinta-feira (20) a brinquedopraça do Conjunto Tamandaré, no bairro Jangurussu, na capital cearense. O prefeito Roberto Cláudio, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra e o titular da STDS, Francisco Ibiapina, participaram da solenidade na Praça Tereza Neuman Zaranza, que foi totalmente requalificada.

“Quero agradecer a parceria do prefeito Roberto Cláudio, que está conosco na instalação das brinquedopraça por Fortaleza. O governador Camilo Santana tem levado esse equipamento para todo o Estado, beneficiando as famílias dos 184 municípios cearenses. Encaro a missão de primeira-dama para ajudar as pessoas e, com isso, levar projeto e ações às comunidades mais carentes”, enfatizou Onélia Santana.

“Eu passei aqui antes e vi uma cenário completamente acabado, com ruas de calçamento e suja. Agora, esse espaço recebe uma área totalmente requalificada e ainda ganha a cereja do bolo, que é essa brinquedopraça. É Prefeitura e o Governo tendo a infância como prioridade. O que queremos vê aqui é vida, por isso zelem por esse espaço para que tenhamos um lugar de convívio na comunidade”, pede o prefeito Roberto Cláudio.

A dona de casa Airliane Melo, de 51 anos, disse que população do bairro ganhou um novo espaço de convivência. “Fico muito feliz de ver nossa comunidade receber algo tão grandioso como essa obra. Tudo era muito difícil por aqui, mas agora as crianças ganham os brinquedos e nós temos espaço para zumba e ginástica. Nossa comunidade está de olho para cuidar da praça como se fosse extensão de nossas casas”, informou.

Em cada brinquedopraça o investimento é da ordem de R$ 180.000,00. O espaço é cercado e com área de 230m² com piso anti-impacto e oito brinquedos como: uma casinha dupla com ponte de playground, uma casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola.

Já a Andreia Oliveira, coordenadora do Projeto Rosa Viriato, que atende mulheres artesãs do bairro, informou que o local é estratégico para apresentar a produção de cada uma delas. “Foi uma conquista ganhar um espaço para expor o que nossas mulheres produzem. Além de ocupá-las com uma atividade, é uma oportunidade de renda para o sustento de cada uma e ainda gera a economia local”, salientou.

Requalificação das praças

Dentre as intervenções, realizadas pela Prefeitura de Fortaleza, a nova Praça Amiga da Criança, no Jangurussu, conta com a implantação da Academia Ao Ar Livre, cachorródromo, palco de atividades, paraciclo, amarelinha, pavimentação externa, ciclofaixa de lazer, área para feira. Também foi recuperada a quadra poliesportiva e a quadra de areia existente. O local conta com paisagismo, piso podotátil e iluminação branca.

Durante a gestão Roberto Cláudio já foram requalificadas mais de 300 praças na capital, sendo 255 delas com parquinho infantil fruto do programa Praça Amiga da Criança, idealizado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

Inaugurações

Nesta sexta-feira (21), a criançada do Sítio Córrego, no bairro Mondubim, será também contemplada com o equipamento. Já no município de Marco, no mesmo dia, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social da STDS, Francisco Ibiapina, prestigiará o evento.

Até o momento, o Governo do Ceará já realizou a entrega de 67 brinquedopraças nos municípios de Altaneira, Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Fortim, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Reriutaba, Russas, Santana do Cariri, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Ubajara, Várzea Alegre, além de duas unidades em Redenção, duas em Baturité, três em Fortaleza.

Mais Infância Ceará

O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em três pilares: Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender. Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores.

O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira. Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches.

Serviço:

21 de dezembro (sexta-feira)

Inauguração da Brinquedopraça de Marco
Horário: 16 horas
Local: Praça Gaudêncio Leorne – Rua Dep. Manuel Rodrigues, s/n, Centro

Inauguração da Brinquedopraça de Fortaleza
Horário: 18 horas
Local: Praça Sítio Córrego – esquina da rua seis com rua onze, Mondubim