Semace: digitalização de processos amplia o número de análises e agiliza licenciamento

3 de janeiro de 2019 - 11:13 # # #

Assessoria de Comunicação da Semace

O número de relatórios de análise e monitoramento (Ramas) examinados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) cresceu em 1.128%, de janeiro a novembro de 2018, em relação ao mesmo período do ano anterior. A informação é do balanço parcial da Gerência de Análise e Monitoramento da Semace (Geamo), emitido nesta quinta-feira (3). O Rama é uma autodeclaração apresentada pelo empreendedor interessado em tirar ou renovar licenças ambientais.

Segundo o gerente da Geamo, Gustavo Gurgel, a digitalização dos processos de licenciamento é um dos principais fatores para o aumento. “Até o ano de 2017, o processo era físico, o que obrigava ao empreendedor dirigir-se à Semace para dar entrada no pedido de licenciamento, quando era feito o Rama. Hoje o próprio empreendedor pode responder o relatório, on-line, tornando o processo mais rápido”, falou.

Para o gerente, além da sustentabilidade ambiental, a rapidez no processo de licenciamento em empreendimentos públicos e privados terão impacto direto na economia. “Tínhamos uma grande demanda reprimida de processos e a agilidade na análise permitirá a esses empreendimentos poderão abrir postos de trabalho e gerar renda no estado”, falou. Nos primeiros onze meses de 2018 foram verificados 8.241 Ramas, frente aos 671 no mesmo período de 2017.

Recorde

Outro avanço realizado pela gerência em 2018, foi o aumento no número de parâmetros analisados no monitoramento ambiental, que chegou ao número recorde de 7.721, até novembro. Na lista, estão os parâmetros analisados nos exames de praias e recursos hídricos. “Melhorar o monitoramento é de fundamental importância para empresas, para o poder público, na elaboração de políticas públicas e de auditorias”, finalizou Gurgel.