Quatro internos do sistema prisional são aprovados em universidades públicas

28 de janeiro de 2019 - 17:23 # # #

Assessoria de Comunicação da SAP - 3101-2862 / 98878-8464

Direito, Rede de Computadores, Letras Espanhol e Agronomia. Esses foram os cursos em que internos e egressos do sistema penitenciário conseguiram vaga na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os números ainda podem aumentar com a chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) que garante vaga em instituições particulares.

Os internos aprovados são do Centro de Triagem e Observação Criminológica, Centro de Execução Penal e Integração Social Vasco Damasceno Weyne e Cadeia Pública de Aratuba.

Após a aprovação, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) auxilia a família na documentação necessária para a matrícula. Três deles foram aprovados para a Universidade Federal do Ceará e um para o Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE – Campus Canindé). A decisão se os internos poderão ou não assistir às aulas é do Poder Judiciário.

Os alunos se prepararam para a prova por meio da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider e dos aulões realizados nas unidades através da parceria entre SAP e Secretaria de Educação (Seduc).

O secretário Mauro Albuquerque destaca que a meta é ampliar esses dados no ano que vem, uma vez que a educação tem se tornado prioridade dentro das salas de aula. “As grandes unidades estão recebendo a sondagem dos professores, um momento para identificar o nível de escolaridade dos presos e matriculá-los na Educação de Jovens e Adultos. Nossa expectativa é ter um grande número de alunos em sala de aula e garantir acesso ainda maior à educação superior no próximo ano”, afirma.