Dia da Mulher: Hospitais contam com mulheres à frente de serviços fundamentais

8 de março de 2019 - 16:50 # # # # #

Ascom Sesa e HSM

A rede própria do Governo do Ceará conta com 11 hospitais que realizaram mais de 90 mil internações e cerca de 430 mil atendimentos nas emergências em 2018. Para toda essa estrutura funcionar, há profissionais que dedicam parte relevante de sua vida ao trabalho. Algumas delas são mulheres que buscam a cada dia o equilíbrio entre a carreira e a família.

Lara Santiago, 37 anos, coordena uma das maiores emergências do Ceará. No Hospital Geral de Fortaleza (HGF) há quatro anos, ela confessa ser apaixonada pelo que faz. “Se você quer, você consegue. Todo dia tento fazer o meu melhor sempre pensando no paciente”, diz a médica formada pela Universidade Federal do Ceará, com residência em Medicina de Família e Comunidade.

Nem sempre Lara, que trabalha no HGF há oito anos, consegue chegar a tempo para as refeições com o marido e as três filhas. Mas volta orgulhosa da trajetória diária no cuidado a pacientes que estão em situação de emergência. “É gratificante quando, num ambiente de dificuldades, com pacientes tão frágeis, você consegue dar uma resposta imediata”, fala. Só em 2018, a emergência do HGF atendeu 39.516 pacientes, cerca de 50% a mais do que em 2017.

Desenvolvimento de pessoas

Em outra função e em outra unidade da rede está Vânia Maria dos Reis Melo. A história dela se confunde com a do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM). A jornada profissional da chefe da seção de Desenvolvimento de Pessoas do HSM está estreitamente ligada ao setor pessoal. “Sempre trabalhei nessa área. Iniciei minha trajetória em 1978, na extinta Fundação de Saúde do Estado do Ceará, como agente de administração do setor pessoal. Essa mesma função foi exercida na Secretaria da Saúde do Estado, onde fiquei até 1998”, relembra.

E foi no dia 1º de julho de 1998, que Vania foi convidada a fazer parte da seção de Desenvolvimento de Pessoas do HSM. Chegou ao hospital exercendo a mesma função e, em 2005, foi promovida para o cargo de chefia. Atualmente lidera uma equipe formada por mais duas mulheres. “Eu me descobri nessa área, pois achava que não teria muito talento para lidar com o público. Mas nunca recebi reclamação de ninguém e logo fui me adaptando e gostando realmente de estar em contato com os funcionários, o que até hoje é gratificante para mim”, revela.

Capacitação

Formada em Recursos Humanos, Vânia conta que sempre buscou capacitação técnica. E para ela, a competência técnica precisa estar aliada a qualidades essenciais para quem deseja trabalhar nessa área. “O profissional de recursos humanos tem que essencialmente gostar de pessoas, oferecendo apoio organizacional”, afirma.

O reconhecimento ao profissionalismo da gestora foi comprovado em dezembro do ano passado, quando ela ganhou a eleição de funcionário padrão do HSM. “Fiquei muito feliz e surpresa com a votação. Acredito que isso se deve ao respeito, carinho e tratamento que tenho com todos, independentemente do nível de conhecimento, profissão e cargo que ocupam no hospital. Trato todos da mesma maneira, com dedicação e muito zelo. São esses valores que sustentam minha carreira e me guiam diariamente”, afirma a servidora.

O coordenador do setor financeiro, João Paulo Nunes Alvares, que trabalha no hospital há quase três anos, é um dos funcionários que reconhece o profissionalismo da gestora. “Ela se destaca por ser humana, carismática, alegre e responsável com o trabalho que executa. Está sempre à disposição para ajudar e torna-se especial para todos. Ela é um exemplo de mulher”, elogia.