Ceará 2050 apresenta eixos estratégicos à população em encontros por todo o Estado

21 de março de 2019 - 17:46 # # # # # # # # #

A segunda rodada de encontros regionais apresenta os objetivos gerados a partir dos primeiros encontros e os eixos pensados para atendê-los.

Entre os dias 15 de março e 3 de abril, o Ceará 2050 realiza sua segunda etapa de encontros regionais, percorrendo as 14 regiões de planejamento do estado. Desta vez a ideia é apresentar e discutir o portfólio de projetos estratégicos que darão rumo ao desenvolvimento do estado nas próximas três décadas. O Maciço de Baturité recebeu a primeira reunião, no último dia 15 de março, e a agenda ganha intensidade a partir desta sexta-feira (22), com encontros em Quixadá (Sertão Central) e Aracati (Litoral Leste). O Ceará 2050 é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará em uma parceria com a Universidade Federal do Ceará através da coordenação da Fundação Astef.

O secretário-Chefe da Casa Civil, Élcio Batista, destaca a orientação do governador Camilo Santana em planejar o Estado a longo prazo, o que norteia o Ceará 2050. Para Élcio, essa construção passa por um tripé formado por engajamento, convergência e integração. “O futuro pode ser escrito de determinadas formas, e temos a consciência de que aquele que queremos é o de uma sociedade do conhecimento, que tenha como base a educação concreta e significativa, com investimento em ciência e tecnologia”, resume.

Em uma primeira etapa de discussões, ocorrida em junho do ano passado, também nas 14 regiões, os participantes apresentaram sonhos e anseios para o Ceará de 2050. Amplo material foi coletado, sistematizado e debatido com outros grupos, tendo as discussões gerado 29 objetivos que buscam ser alcançados a partir dos projetos que agora são apresentados. “A proposta é apresentar o material para o público e dialogar com base na realidade de cada espaço”, explica o professor Barros Neto, coordenador geral da plataforma.

Os encontros regionais seguem a partir do próximo dia 28 de março, em Canindé (Sertão de Canindé), Tauá (Sertão dos Inhamuns) e Juazeiro do Norte (Cariri); no dia 29, em Crateús (Sertão de Crateús), Russas (Vale do Jaguaribe) e Tianguá (Serra da Ibiapaba); no dia 30 em Cedro (Centro Sul); em 1º de abril em Sobral (Sertão de Sobral), no dia 2 de abril em Camocim (Litoral Norte) e Itapipoca (Litoral Oeste/Vale do Curu); e em Fortaleza no dia 3 de abril.

Saiba mais sobre o Ceará 2050

O Ceará 2050 é uma plataforma de desenvolvimento estratégico que tem como intuito principal traçar alternativas para o desenvolvimento econômico, sustentável e social do Ceará. A plataforma busca delinear o planejamento de ações que possam ser executadas a médio e longo prazo.

Após realizar as etapas de diagnóstico, análise de ambiência externa, construção de cenários e identificação de tendências e elaboração dos objetivos estratégicos, está na fase de confecção de um portfólio de projetos estratégicos.

As etapas do projeto, as inscrições para os encontros, bem como o material produzido até agora, estão disponíveis no site do Ceará 2050.