Ceará 2050 participa do planejamento estratégico da SEFAZ

22 de setembro de 2023 - 15:46 # # #

Ascom Ceará 2050 - Texto e foto

Na manhã desta sexta (22), no auditório da sede III da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-CE), o arquiteto Aírton Montenegro e o engenheiro Barros Neto, ao lado do titular da pasta, Fabrízio Gomes, participaram do painel “Conecte-se: Ceará 2050”, sobre a plataforma Ceará 2050. O momento faz parte do Planejamento Estratégico 2031 da Sefaz-CE, intitulado “Um Olhar no Futuro”. O evento contou com a participação de Jurandir Gurgel, assessor de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da Sefaz-CE, que fez a apresentação inicial; do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Saulo Araújo Toscano Júnior; de Inês Vale, coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip); além de dezenas de servidores do órgão.

Em princípio, Aírton Montenegro realizou uma exposição sobre a construção e diretrizes da plataforma, explicando que o Ceará 2050 possui uma visão de Estado, com propostas construídas de forma democrática, ouvindo diversos públicos de vários municípios e estamentos sociais diferentes. Na sequência, Jurandir Gurgel explicou que o desafio é estabelecer um diálogo integrado entre a SEFAZ e o Ceará 2050, principalmente no tocante à governança. “O Ceará Sem Fome é um exemplo de governança compartilhada, com o governo dialogando múltiplos com atores sociais. Hoje, temos 46% da população do Ceará abaixo da linha da pobreza e precisamos de planejamento para enfrentar este problema”, explicou.

Na sua fala, Fabrízio Gomes lembrou da necessidade de conexão entre as diretrizes do planejamento a longo prazo do Ceará 2050 com o planejamento estratégico plurianual da Sefaz-CE, que, por sua vez, terá que absorver os efeitos da reforma tributária, que vai mudar o perfil dos impostos e taxas, bem como a forma de fiscalizar. “Nosso desafio é garantir a sustentabilidade fiscal para que os projetos propostos sejam efetivamente realizados”, afirmou.

Barros Neto, no painel, lembrou que o enfrentamento da pandemia foi um case de sucesso de governança compartilhada, durante a qual o governo do Ceará reunia, periodicamente, representantes da academia, do mercado, da saúde pública e privada, para avaliar cenários e tomar decisões. “O planejamento estratégico a longo prazo já é lei, e terá que ser respeitado independente do governo. Existem indicadores que serão brevemente disponibilizadas num Dashboard aberto à sociedade, por meio do qual serão divulgados os programas e o monitoramento dos resultados”, assegurou.