Ginásio Poliesportivo ampliará oportunidades para Escola Estadual em Maracanaú

5 de abril de 2019 - 16:20 # # # #

Ascom Seduc

Os alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) José de Borba Vasconcelos, em Maracanaú, passaram a contar com um novo espaço para intensificar o esporte e a cultura. Nesta sexta-feira, dia 5, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), entregou o Ginásio Poliesportivo Rebeca Rocha da Silva. A obra contou com investimento no valor de R$ 772 mil, proveniente dos governos Estadual e Federal.

A secretária Eliana Estrela falou da relevância do novo equipamento para a comunidade escolar. “Fiquei muito feliz e honrada de ter participado da realização deste sonho da escola. Além de contribuir com a prática esportiva e cultural dos nossos jovens, é mais um espaço de fortalecimento do protagonismo estudantil”, frisou a dirigente da pasta.

Além do tempo integral, a escola atende ainda no turno da noite alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Regular e da EJA Qualificação Profissional. Ao todo, são 518 estudantes.

A aluna Darla Maira Sabino da Silva, da 3ª série do Ensino Médio em Tempo Integral, comemora a inauguração do ginásio. “É de grande importância para nós, não só como espaço de recreação, mas também de aprendizagem, tornando as aulas mais lúdicas e abrindo espaço para os eventos que a escola realiza”.

Composto de vestiário e arquibancada, o ambiente ocupa área de 1.350 metros quadrados, preparado para receber as modalidades de basquete, futsal e vôlei, entre outras atividades.

Homenagem

O nome escolhido para o ginásio é uma homenagem a Rebeca Rocha da Silva, que cursou o Ensino Médio na escola, concluindo a 3ª série em 2015. A estudante era destaque. Foi monitora do Laboratório de Ciências e premiada na Feira Regional da mesma disciplina. Também recebeu premiação na etapa estadual do Ceará Científico, em 2015, além de ter representado a escola em feiras científicas nacionais.

Para a gestora da escola, Maria Áurea Sousa de Santana, o ginásio é um espaço significativo, destinado a alunos e comunidade escolar, pois abrirá oportunidades para as disciplinas eletivas como o atletismo e o teatro, por exemplo. “Também será fundamental para a realização de eventos de aprendizagem coletiva como o Sarau Literário, a Feira de Geometria, a Feira das Profissões, a Mostra Científica e a Gincana Escolar”, destaca.

A EEMTI José de Borba Vasconcelos está sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 01, situada em Maracanaú e dirigida pela professora Ana Geovanda Mourão Rezende. A rede estadual na região conta com 80 unidades de ensino, sendo 30 Escolas de Ensino Médio Regular; 14 indígenas, 01 Escola de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, 20 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral; 11 Escolas de Educação Profissional e 01 Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja). A Crede conta ainda com 03 Centros Cearenses de Idiomas, localizados em Caucaia, Maracanaú e Maranguape.

A construção dos equipamentos foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Edificações (DAE), vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

Durante o evento de entrega do ginásio, estavam ainda presentes o deputado federal e ex-secretário da Educação Idilvan Alencar; o vereador de Maracanaú Júlio César; a coordenadora da Crede 1, Geovanda Rezende; o coordenador da Crede 9, Pedro Henrique; os pais da aluna homenageada, Manoel Gonçalves da Silva e Leninalva Rocha da Silva; além de diretores de escolas da região.