Mapa Cultural do Ceará: plataforma mapeia agentes, espaços e eventos no Estado

2 de maio de 2019 - 11:10 # # # # # #

Ascom Secult

Construída de forma colaborativa com a sociedade, a ferramenta traz um panorama do que se produz de arte e cultura no Ceará.

Uma plataforma virtual livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) sobre cenário cultural cearense. Esse é o Mapa Cultural do Ceará, que vem sendo usado desde 2015, facilitando o acesso de todos que querem conhecer, compartilhar e participar da produção cultural do Ceará.

Com o Mapa Cultural do Ceará, é possível se programar para conhecer as opções culturais que as cidades cearenses oferecem: shows musicais, espetáculos teatrais, sessões de cinema, saraus, entre outras. Além de conferir a agenda de eventos, você também pode colaborar na gestão da cultura do Estado: basta criar seu perfil de agente cultural. A partir deste cadastro, fica também mais fácil participar dos editais e programas da Secretaria, além de poder divulgar seus eventos, espaços ou projetos.

Atualmente, a Rede dos Mapas Cultural do Ceará vem se expandindo, em uma plataforma que está presente também nos municípios de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte, Guaramiranga e Chorozinho. Com a integração da rede, tudo vem ficando mais fácil para quem trabalha na área ou quer conhecer o campo da cultura: é preciso de um único cadastro para utilizar os Mapas Culturais dos municípios.

O que o serviço do Mapa Cultural oferece

A plataforma do Mapa Cultural do Ceará é alimentada pelo poder público e pela população em geral. Gestores podem inserir informações sobre equipamentos culturais, programações, eventos e editais oficiais, por exemplo. Artistas e demais agentes culturais podem se cadastrar e divulgar os próprios dados e a agenda ou se inscrever em editais e se articular em rede com outros participantes, entre tantas possibilidades que o ambiente colaborativo favorece.

Vantagens para o aprimoramento da política cultural

O Mapa oferece vantagens tanto para os órgãos gestores da Cultura quanto para os usuários, agentes culturais ou não. Os processos administrativos incorporados ao sistema ganham mais agilidade, fluidez, qualidade e segurança. A ferramenta oferece condições para mapeamento e rastreamento de dados e informações mais completas.

Fomento também na geração de indicadores, que promete ser uma das grandes viradas em termo de gestão. O Mapa Cultural é uma ferramenta que tem o potencial de obter informações sem precisar mobilizar equipes nem garantir a logística de pesquisa que exige um Censo Cultural, por exemplo.

A inclusão do Mapa Cultural no processo de requalificação do sistema de editais da Secretaria da Cultura do Ceará vem associada a uma série de vantagens, a começar pelo cadastramento no sistema. Se antes o proponente precisava se cadastrar a cada nova concorrência, agora ele faz isso uma só vez e pode participar de quantos editais quiser, desde que atenda aos critérios exigidos. A realização de um cadastro único evita que o cidadão precise responder sempre as mesmas perguntas a cada vez que precisar se inscrever para novas seleções.

Além de facilitar o processo de inscrição, agora inteiramente online, o novo sistema traz vantagens para o proponente selecionado também na hora de prestar contas, pois o cadastro no Mapa Cultural favorece a inserção de material impresso e audiovisual acerca das atividades executadas.

Conheça o Mapa Cultural do Ceará

Endereço do Mapa Cultural do Ceará

Vídeo institucional do Mapa Cultural do Ceará: