Socioeducadores recebem palestras sobre círculos de construção de paz e justiça restaurativa

31 de maio de 2019 - 14:27 # # # #

Ascom da Seas

Na manhã desta sexta-feira (31), a representante da coordenação de mediação da Vice-Governadoria, Érika Chaves, ministrou palestras sobre círculo de construção de paz e justiça restaurativa. As atividades aconteceram no Centro Socioeducativo Mártir Francisca, e foram voltadas para 45 socioeducadores em formação. A palestra faz parte das ações do Pacto por um Ceará Pacífico.

“Esse momento é de dar uma noção básica sobre os círculos de construção de paz e justiça restaurativa. Esses conceitos vão ajudá-los a formar um ambiente mais harmônico, essencial para quem vai trabalhar com jovens do sistema socioeducativo”, disse Érika Chaves.

As palestras fazem parte da formação dos socioeducadores. A ideia é que eles façam o curso na área posteriormente.

Nova experiência

Éverton dos Santos é um dos socioeducadores que participaram da formação. “Estou tentando absorver o máximo de tudo o que está sendo repassado aqui. É algo novo pra mim, mas sei que vai me ajudar muito, não só para o trabalho, mas para a vida”, disse.

Para a coordenadora da Escola da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Laura Tavares, a cultura de paz é um fator decisivo na relação com os jovens. “É importante porque traz um entendimento de que a socioeducação não está voltada somente para uma questão de assegurar que o adolescente cumpra a medida. Mas que ele cumpra de uma maneira em que consiga fazer um resgate através de todos os trabalhos educacionais desenvolvidos”.