Reunião em Sobral discute estratégia para aproximar população da Polícia Militar

5 de março de 2020 - 15:37 # # # # #

Ascom ViceGov

Reunião em Sobral sobre estratégias para aproximar população da Polícia Militar

Nesta quarta-feira (4), a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou da reunião do Comitê Deliberativo do Pacto por um Ceará Pacífico de Sobral. O encontro discutiu estratégias para restabelecer a sensação de segurança da população após o motim de parte dos agentes da Polícia Militar.

O encontrou ocorreu na sede da Prefeitura do Município e contou também com a presença do prefeito da cidade, Ivo Gomes, do coordenador da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, tenente Marcos Paulo da Costa, além de representantes da Polícia Civil, da Perícia Forense do Estado e da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Completaram a mesa membros da Defensoria Pública do Ceará, do Ministério Público, do Tribunal de Justiça do Ceará, da Polícia Rodoviária Federal e da Guarda Municipal de Sobral.

Primeiro passo

A vice-governadora destacou a própria reunião do Comitê como um primeiro passo para restaurar a normalidade da relação entre a tropa, a população e as outras instituições que atuam na segurança pública. “Este Comitê terá agora uma responsabilidade e um papel ainda mais importante, tanto para compreender melhor o acontecido quanto para trabalhar o pós-crise, mas trabalhar numa perspectiva restaurativa”, disse.

Para ela, o momento atual é adequado para tirar lições, mas é preciso que todos os atores estejam dispostos a isso. “Agora, transcende a questão de quem é culpado e quem não é, quem ganha e quem perde, quem tem razão e quem não tem, porque tudo isso pressupõe uma ideia de que um precisa destruir o outro, o que é essencialmente um sentimento muito frágil”, afirmou.

População

“Nossa maior prioridade é restabelecer, o mais rápido possível, a relação de confiança entre a população e a polícia. Essa é uma estratégia que precisa ser feita no atacado, porque atingirá 200 mil pessoas. Temos que tirar lições do passado e pensar no futuro”, disse o prefeito Ivo Gomes.

O Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico foi criado para debater e planejar políticas intersetoriais entre os órgãos de Segurança do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública do Ceará e suas vinculadas, secretarias do município, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e Gabinete da Vice-Governadoria.

No encontro, realizado mensalmente, são analisados os dados de segurança no município de Sobral e realizado o planejamento de ações intersetoriais entre os órgãos presentes. Também nas reuniões são apresentadas ações exitosas realizadas, em parceria entre os setores.