2ª Corrida do Cocó movimenta parque estadual e marca dois anos da regulamentação

9 de junho de 2019 - 10:50 # # # #

Antonio Cardoso Texto
Davi Pinheiro Fotos

As famílias que frequentam o Parque do Cocó se depararam na manhã deste domingo (09) com o espaço ainda mais movimentado. Além das atividades rotineiras do Projeto Viva o Parque, foi realizada a 2ª edição da Corrida do Cocó, em comemoração aos dois anos da assinatura do decreto que tornou o parque Unidade de Conservação de Proteção Integral. A regulamentação ocorreu no dia 04 de junho de 2017, no anfiteatro do bosque.

Somadas à corrida, hoje aconteceram, ainda, a solenidade de entrega da Comenda Amigo do Cocó e inauguração do espaço para leitura, cantinho dos cães e mobiliário feito a partir da reutilização de pallets para uso do público que frequenta o Parque do Cocó.

O secretário da Casa Civil, Élcio Batista participou da corrida. Ele avaliou que o movimento de preservação ambiental é, hoje, prática mundial. Todos se preparam para o desafio das mudanças climáticas. “A regulamentação do Parque do Cocó foi fundamental para que a gente possa ter uma área verde, preservada e para que as pessoas também possam usufruir disso, que todas as gerações possam usufruir não apenas do Parque do Cocó, mas também do conjunto de áreas verdes que temos em nosso Estado”.

A regulamentação do Parque do Cocó se tornou realidade a partir da iniciativa do governador Camilo Santana. Era um sonho de mais de 40 anos, mas que se tornou lei.

Quem também colocou o tênis e participou da corrida foi o procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana que destacou a adesão de pessoas de todas as idades ao Parque. Para Juvêncio, a regulamentação veio em hora oportuna. “Percebemos pelo movimento de hoje e pela constância dos domingos que esta tem sido uma opção natural dos cidadãos aqui no Ceará. As pessoas estão utilizando e a gente fica contente com isso”.

As atividades deste domingo fazem parte da programação elaborada pela Secretaria do Meio Ambiente para celebrar o Mês do Meio Ambiente 2019. De acordo com o titular da Sema, Artur Bruno, trata-se de uma grande campanha de educação ambiental, envolvendo cerca de 140 municípios cearenses, 24 unidades de conservação, instituições públicas, privadas, escolas e universidades. Hoje nós temos 1571 hectares, o Parque atravessa a cidade toda. São 20 quilômetros de margens do Cocó”, aponta Artur Bruno. “O governador está implantando oito areninhas, duas praças do Mais Infância somente no Parque do Cocó. Esse será o lugar mais bonito e mais agradável da cidade”

Viva o Parque

O projeto oferece atividades gratuitas para adultos e crianças, unindo as famílias. Dentre as opções ofertadas estão a prática de tai chi chuan, yoga, biodança, zumba aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline e apresentações culturais. A criançada pode participar de brincadeiras, jogos coletivos, aulas de circo, pintura facial, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares e arvorismo.

O engenheiro aposentado e advogado Fernando Sérgio é frequentador assíduo do Parque do Cocó. Neste domingo, saiu ainda mais cedo de casa para conferir de perto a corrida. Ele preferiu ficar na sombra curtindo o Parque ao lado do filho, Júnior de 7 anos, enquanto sua esposa Liliana fazia o percurso de cinco quilômetros. “Isso aqui é ar puro, integra as pessoas que hoje vivem mais confinados em seus prédios”, avaliou, garantindo que no próximo ano até o caçula da família vai correr.

Comenda Amigo do Cocó

Logo após o encerramento da corrida foram homenageadas sete personalidades com contribuição relevante para a preservação do Parque do Cocó. Receberam a comenda: o educador e golfista Antenor Naspolini; o jornalista Demitri Túlio; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Viriato Saboya; o empresário e presidente do Sistema Fecomércio/CE, Maurício Cavalcante Filizola; o diretor-presidente da Cagece, Neurisângelo Cavalcante Freitas; o secretário-executivo da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa, e o superintendente da Sohidra, Yuri Castro de Oliveira.

 

 

Ouça

O secretário da Casa Civil, Élcio Batista participou da corrida. Ele avaliou que o movimento de preservação ambiental é, hoje, prática mundial. Todos se preparam para o desafio das mudanças climáticas.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, a regulamentação do Parque é sim, motivo de comemoração, pois ele já é um ambiente agradável e atrativo para as famílias da capital.

Quem também colocou o tênis e participou da corrida foi o procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana que destacou a adesão de pessoas de todas as idades ao Parque. Para Juvêncio, a regulamentação veio em hora oportuna.

O engenheiro aposentado e advogado Fernando Sérgio é frequentador assíduo do Parque do Cocó. Neste domingo, saiu ainda mais cedo de casa para conferir de perto a corrida. Ele preferiu ficar na sombra curtindo o Parque ao lado do filho, Júnior de 7 anos, enquanto sua esposa Liliana fazia o percurso de cinco quilômetros.