CGE participa de reunião em Brasília para discutir reforma do Controle Interno no país

13 de junho de 2019 - 16:05 # # # # #

Ascom da CGE

Reunidos na capital brasileira, representantes do Conaci e do Banco Mundial prestaram contas sobre ações e avanços realizados no processo de reforma da atividade no Brasil

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) participou, nesta quinta-feira (13), da terceira Reunião Anual de Controle Interno realizada entre o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e o Banco Mundial, em Brasília. Na ocasião, o secretário executivo da CGE e coordenador do grupo geral de trabalho do projeto, Marconi Lemos, apresentou o andamento do processo de Reforma do Controle Interno no Brasil.

“Como acontece anualmente, nós nos reunimos com os representantes do Banco Mundial para apresentar uma prestação de contas sobre as ações e iniciativas realizadas pelos órgãos de Controle Interno membros do Conaci no que tange à Reforma do Controle Interno, que é um dos frutos da parceria entre as duas entidades”, explicou Marconi Lemos.

“Dentro do contexto da reforma, apresentamos o andamento da legislação e da revisão da base legal que fortalece a atividade; o processo de implantação do Código de Ética para a atividade, com uma série de práticas e procedimentos; a realização de treinamentos e capacitações para qualificar os servidores que atuam nos órgãos de Controle Interno, além da aplicação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM)”, frisou.

Saiba mais

A necessidade de uma Reforma do Controle Interno no Brasil surgiu através de uma iniciativa do Conaci junto ao Banco Mundial. O objetivo do projeto é discutir conceitos e harmonizar entendimentos por meio de troca de experiências nacionais e internacionais sobre controle interno, criando as condições para proposições de iniciativas a serem desenvolvidas de forma conjunta, visando o aprimoramento da atividade no país.