Cenário cultural, artístico e político no Brasil contemporâneo é tema de seminário

27 de junho de 2019 - 14:41 # # #

Ascom Secult

 

Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural reúne especialistas para debaterem sobre as mudanças no universo ligado às artes, a partir da criação e modificações deste que é um dos principais programas de fomento à cultura do país. O objetivo é levantar a discussão sobre os modos de se fazer arte e a necessidade dos editais

Nos dias 1 e 2 de julho (segunda-feira e terça-feira), o seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural chega a Fortaleza, no Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte Cultural, em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A proposta é reunir especialistas das diferentes áreas de expressão artística para debater o atual cenário dos três eixos que dão nome à atividade. Toda a reflexão é alimentada por subsídios baseados na série histórica do programa Rumos a partir dos editais de 2013-2014, de 2015-2016 e o mais recente, de 2017-2018. A atividade já passou pelas capitais de São Paulo, do Mato Grosso, Cuiabá, e de Roraima, Boa Vista.

O instituto promoveu uma pesquisa sobre um total de 1.723 fichas de inscrição e sobre os projetos finalistas do Programa Rumos nestes três momentos. O objetivo foi investigar os impactos gerados pelo novo formato do edital e como as suas alterações são percebidas pelos diversos agentes culturais. Ela revela, por exemplo, que as inovações e alterações no Rumos ocorridas a partir de 2013 marcaram uma nova fase na seleção de projetos artísticos e culturais no Brasil, em que a ideia é o foco. Este formato, segundo o estudo, ampliou a possibilidade de acesso a recursos para criadores que não tinham espaço no estabelecido mercado de editais e ampliou as possibilidades de realização aos criadores que, de alguma forma, já estavam sendo contemplados em outros processos.

O seminário, compartilha com o público estes resultados e aprendizados, sem perder de vista os demais editais e como eles foram se transformando. A artista visual Mônica Hoff e a curadora Fernanda Albuquerque abrem as atividades no dia 1, com a oficina Laboratório de Portfólio: Trajetórias, campos de trabalho, contingências culturais, urgências sociais. O workshop acontece em dois períodos, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Tem o intuito de estimular os participantes – artistas, curadores, pesquisadores e educadores – a elaborarem seus pontos de vista sobre problemáticas culturais e profissionais. Os nomes dos inscritos selecionados para participar desta oficina, encontram-se em dra, a partir do dia 26 de junho.

Às 19h, o professor de filosofia e tradutor Peter Pal Pelbart debate sobre O novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais. Fala sobre inovação, criatividade no processo artístico, e reflete se as urgências culturais se sobrepõem às vanguardas artísticas no contexto brasileiro atual.

Na terça-feira, dia 2, às 15h, o tema é Arte, inovação e resistência em contextos urbanos. Participam Celina Pereira Lemos, integrante do Coletivo Natora – grupo formado por jovens da comunidade do Carlito Pamplona no grande Pirambu (CE), que tem como objetivo ocupar os espaços com arte, cultura e lazer; Eric Barbosa, da plataforma criativa Sala Vazia Residência, que propõe desenvolver ações, apresentações e experimentações em diversos formatos no campo da arte sonora, cênicas, audiovisual, entre outros; e Leonardo Drumond e Natália Martino, idealizadores da revista A Estrela, contemplada pelo Rumos Itaú Cultural 2015-2016 e feita por detentas de unidades prisionais de Minas Gerais. Luísa Cela, Secretária Executiva de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) é a mediadora.

Em seguida, às 18h, Ana de Fátima Sousa, gerente do núcleo de Comunicação e Relacionamento do instituto, fala sobre o histórico do Rumos, os aprendizados, desafios e futuro, além de apresentar os dados coletados com base nas pesquisas realizadas nas últimas três edições do programa. Nesse momento, o foco será para o nordeste. A cineasta Paula Gomes – membro da Comissão de Seleção do Rumos Itaú Cultural 2017-2018 – juntamente aos artistas já contemplados pelo programa, Edceu Barboza, do Grupo Ninho, e Wellington Gadelha, idealizador de Gente de Lá, participam do bate-papo, que é mediado por Ana.

A festa de encerramento da programação será em parceria com a abertura do Festival de Artes Cênicas – Cena Ceará, que acontece entre 2 e 6 de julho. No dia, o público do Seminário se juntará à festa Viva La Vulva, feita de musicistas, cantoras, instrumentistas, performers, ilustradoras, designers, poetas, DJs e produtoras. É celebração toda feminina e feminista. Ainda, Selva Beat faz o show da noite e traz no repertório cantoras como Ava Rocha, Céu, Maria Bethânia, MC Carol, Alcione e Marina Lima. A banda é composta por Elisa Porto, na performance e voz; Clau Aniz, na guitarra, voz e sintetizadores; Roberta Kaya, na voz, violão e synth; Ayla Lemos, voz, bateria e violão; Clarisse Aires, na flauta; Thaís Clim e Luana Caiube, na percussão e Cara, no baixo.

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país. Em seguida, passaram por um profundo processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Serviço:

Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural

Dias 1 e 2 de julho

Local: Porto Dragão e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Fortaleza (CE)

Entrada Gratuita