Ceará se destaca no leilão de Energia A-4 realizado pelo Ministério de Minas e Energias

28 de junho de 2019 - 17:56 # # # # #

Ascom Sedet

30% da energia total contratada foram de empreendimentos instalados no Ceará

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realizaram nesta sexta-feira (28/6), em São Paulo, o Leilão de Geração de Energia A-4 de 2019. Destinado à contratação de energia proveniente de novos empreendimentos de fontes hidrelétrica, eólica, solar fotovoltaica e termelétrica a biomassa, com início do suprimento a partir de janeiro de 2023, o leilão contratou 401,6 MW de potência e teve preço médio de R$151,15 por MWh.

Foram cadastrados 1.581 projetos para o leilão e o Ceará teve uma boa participação. Oitenta por cento dos projetos solares e 30% da energia total contratada foram de empreendimentos instalados no Ceará.

Foram contratados 15 empreendimentos de geração, sendo cinco pequenas centrais hidrelétricas (81,3 MW), uma usina térmica movida a biomassa (21,4 MW), três usinas eólicas (95,2 MW) e outras seis usinas solares (203,7 MW). Os estados beneficiados com a contratação de projetos foram Ceará (5), Piauí (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (2), Rio Grande do Norte (1), Paraná (1), Mato Grosso (1) e Mato Grosso do Sul (1).

“Esse resultado mostra o trabalho de recuperação na área de energias renováveis que o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretária do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, vem realizando desde início do ano. Agora nossas expectativas estão voltadas para o próximo leilão que deve ocorrer em outubro”, afirmou o secretário da Sedet Maia Júnior.

Os investimentos nas usinas devem gerar 4,5 mil empregos. “Um aspecto positivo dessa contratação, tanto na fonte eólica quanto solar, é que elas ocorreram na região nordeste do País (RN, CE, PI), onde certamente esses empreendimentos irão gerar empregos e afetar positivamente a economia”, disse o diretor-geral substituto da ANEEL, Sandoval Feitosa.