CGE implementa melhorias no Sistema de Parcerias do Estado

23 de julho de 2019 - 15:26 # # # # #

Ascom CGE

banner e-parcerias

As melhorias foram nas etapas de cadastro de plano de trabalho e perfis de usuários

Buscando assegurar maior segurança nas celebrações de parcerias realizadas pelo Governo do Estado, por meio de transferências de recurso financeiros, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) realizou uma nova atualização de aperfeiçoamento no Sistema e-Parcerias. As melhorias, realizadas nas etapas de cadastro de plano de trabalho e perfis de usuários, também atenderam a recomendações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), quanto aos resultados da Auditoria de Conformidade realizada no sistema em dezembro de 2018.

“Ao todo, foram realizadas duas modificações de segurança no e-Parcerias. A primeira, no que tange ao bloqueio para cadastro do plano de trabalho de convênios com parceiros inadimplentes, irregulares ou invalidados; e a segunda, quanto a mudanças em nomenclaturas específicas do sistema”, explicou o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação da CGE, Marcos Henrique Almeida.

A atualização no cadastro do plano de trabalho de convênios aconteceu no sentido de evitar que parceiros inadimplentes consigam finalizar a etapa de cadastro, já tendo a sua inscrição barrada na etapa anterior, onde é solicitado o envio do plano de trabalho para a celebração do instrumento. Já quanto à mudança nas nomenclaturas, o coordenador explica que o objetivo foi tornar mais claro as permissões que cada perfil de acesso possui.

“No sistema, os órgãos e entidades que firmam parcerias com o Estado possuem perfis de acesso diferenciados. O que nós fizemos foi adaptar cada perfil a sua função real, evitando que competências específicas ficassem disponíveis para todos os usuários do sistema”, pontuou o coordenador.

Saiba mais

O e-Parcerias foi desenvolvido no âmbito do Controle Interno Preventivo para oferecer suporte aos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual na execução de suas parceiras que envolvam transferências de recursos financeiros por meio de convênios e congêneres.

Sob supervisão da CGE, somente durante o primeiro semestre deste ano, o sistema realizou 88.624 transferências bancárias, contabilizando um valor aproximando de R$ 85 milhões.