Comunidades do entorno de Unidades de Conservação serão beneficiadas com areninhas, brinquedopraças e Praças Mais Infância

27 de julho de 2019 - 14:22 # # # # # # # # # # # #

André Victor Rodrigues - Texto
Thiara Montefusco e Carlos Gibaja - Fotos

Comunidades do entorno de Unidades de Conservação serão beneficiadas com areninhas, brinquedopraças e Praças Mais Infância

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza destinam R$ 37 milhões para construção dos equipamentos, além de reformas em polos de lazer de diversos bairros da Capital

Em manhã de festa no Polo de Lazer da Raul Barbosa, neste sábado (27), o Governo do Ceará oficializou a liberação de R$ 37 milhões para obras de urbanização no entorno das Unidades de Conservação (UCs) do Parque do Cocó, Maranguapinho e Curió. Os serviços destinados às comunidades da Capital envolvem a construção de 17 areninhas, seis brinquedopraças e três Praças Mais Infância, além de reformas em polos de lazer de diversos bairros de Fortaleza. Esta ação faz parte do programa Juntos por Fortaleza, pactuação do Estado com a Prefeitura de Fortaleza em prol da implantação de melhorias nos espaços públicos fortalezenses.

A ordem de serviço para o início das intervenções foi assinada em cerimônia diante da comunidade da Aerolândia, com a presença da primeira-dama do Estado e idealizadora do programa Mais Infância Ceará, Onélia Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, do secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, secretariado municipal, deputados estaduais, vereadores e lideranças comunitárias.

Comunidades do entorno de Unidades de Conservação serão beneficiadas com areninhas, brinquedopraças e Praças Mais Infância

O investimento beneficiará moradores das localidades Aerolândia, Palmeiras, Cajazeiras, Tancredo Neves, São João do Tauape, Canindezinho, Dendê, Sabiaguaba, Curió, Bonsucesso, Maraponga, Cocó, João XXIII e Maranguapinho, com o objetivo de ofertar opções de lazer, esporte e também aproximar a população de ações voltadas à preservação do meio ambiente. A previsão é de que as obras sejam entregues em 2020. Parte das construções já se encontram em andamento na Capital.

“São áreas que serão atendidas com atividades de lazer para os jovens, para as crianças e paras as famílias se integrarem cada vez mais. Vamos cuidar desse nosso patrimônio de preservação ambiental pensando nas futuras gerações, garantindo um mundo melhor, interagindo mais com o meio ambiente e zelando por ele”, discursou a primeira-dama Onélia Santana.

Comunidades do entorno de Unidades de Conservação serão beneficiadas com areninhas, brinquedopraças e Praças Mais Infância

O prefeito Roberto Cláudio enfatizou que o cuidado das áreas de preservação, utilizando o exemplo do Parque do Cocó (há dois anos regulamentado como unidade de conservação de proteção integral), só é possível quando se tem uma população que fiscaliza e convive em harmonia com o meio ambiente preservado. Para ele, a juventude terá amparo social com espaços para práticas esportivas, saindo das ruas e do ócio, mas também criará uma educação ambiental mais fortalecida.

“Tão importante quanto o ato de preservar é a população se apropriar desse patrimônio. Meio ambiente preservado é aquele que todo mundo acha que é seu. Quando é só uma lei, só um papel escrito, já vale muita coisa, mas quando as pessoas não tem essa consciência de que tudo isso é nosso, eventualmente o parque vai ser invadido, vai ser maltratado. O que estamos fazendo aqui hoje é dando poder de propriedade às comunidades que moram às margens das áreas de preservação. Todos vão usar os seus parques, pois, se beneficiando deles, eles serão os melhores fiscais”, disse o prefeito.

Para o secretário Artur Bruno, o Governo do Ceará traça agora as políticas de cidadania, meio ambiente e juventude para beneficiar a construção de uma sociedade mais justa dentro da Grande Fortaleza. “Estamos criando equipamentos para que as famílias possam se beneficiar das áreas verdes que estão preservadas, e nelas se desenvolvam com segurança e com toda a estrutura de urbanização assegurada.”

Areninhas

Com mais de 50 equipamentos entregues em todo o Estado, o programa das areninhas tem destaque dentro do pacote de investimentos nas áreas de preservação da Capital. Serão ao todo 17 campos com gramado sintético e toda a estrutura para realização de atividades esportivas. O Parque do Cocó receberá nove construções, enquanto uma se localizará no Curió e sete na região do Maranguapinho.

Projetos sociais

Comunidades do entorno de Unidades de Conservação serão beneficiadas com areninhas, brinquedopraças e Praças Mais Infância

Ao investir em estrutura para as comunidades que vivem no entorno de Unidades de Conservação, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza também ajudam no melhor desenvolvimento de diversos projetos sociais que atendem a juventude da periferia em Fortaleza. Seja com as areninhas para as escolinhas de futebol, pistas de skate dos polos de lazer ou praças equipadas com academias ao ar livre e espaços de socialização, as ações do Juntos por Fortaleza trarão estrutura que estimula jovens a trilhar o caminho dos esportes.

Um desses casos é o do projeto Lutando por um futuro melhor, que funciona há anos no bairro Tancredo Neves ensinando o muay thai a crianças, adolescentes e jovens, colaborando para que estes saiam das ruas e busquem um futuro melhor pela frente. Professor da iniciativa social, o lutador Leandro Cardoso dos Santos defende que o esporte tem papel fundamental dentro das áreas mais vulneráveis em Fortaleza, e que as obras de urbanização contribuem para o uso mais qualificado dos espaços públicos pela comunidade.

Comunidades do entorno de Unidades de Conservação serão beneficiadas com areninhas, brinquedopraças e Praças Mais Infância

“A urbanização do Parque do Cocó será de grande importância para todos nós, porque vai ocupar a mente dos jovens. Vai ter mais opções de lazer e esportes para o jovem participar. No futebol, no skate, no vôlei, nas lutas. Isso é de extrema importância para nós”, afirma Leandro.

Juntos por Fortaleza

O programa Juntos por Fortaleza envolve cerca de 40 ações integradas entre Estado e Município. É uma iniciativa voltada para atender diversas áreas e terá uma atenção especial às obras de infraestrutura.