Governo realiza ações de conscientização contra tráfico de pessoas em unidades do Vapt Vupt

29 de julho de 2019 - 15:18 # # # # #

Ascom SPS

No Ceará, as políticas de combate ao tráfico humano têm se fortalecido na atuação do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), coordenado pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Nos dias 29 e 31 de julho, o Núcleo realiza ações de conscientização sobre o tema nas unidades do Vapt Vupt de Fortaleza. A programação é alusiva ao 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

No dia 30, a Secretaria promove a primeira reunião do Comitê Estadual Interinstitucional de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico. O encontro reunirá instituições diversas para compartilhar vivências nessa temática. A reunião acontece às 14h, na Casa dos Conselhos (R. Silva Paulet, 334).

“A prevenção é uma das formas mais potentes de atuar contra o tráfico de pessoas. As ações têm o intuito de dar visibilidade à causa. Infelizmente, ainda há poucas denúncias, os casos são subnotificados. Muitos têm medo de denunciar porque vivem sob constante ameaça dos aliciadores. Nosso trabalho é de formiguinha, visitamos comunidades, Ong’s, espaços com grande circulação de pessoas, sempre na perspectiva de difundir as informações para combater este crime”, conta Livia Xerez, coordenadora do NETP.

O NETP desenvolve um trabalho de conscientização e alerta com possíveis vítimas e profissionais do turismo. O Núcleo conta com profissionais capacitados para realizarem uma escuta as vítimas e auxiliar em todos os encaminhamentos possíveis na rede de apoio. Em caso de dúvidas ou denúncias, ligue (85) 3454-2199.

O que podemos fazer para enfrentar o tráfico de pessoas?

• Antes de aceitar a proposta de emprego, leia atentamente o contrato de trabalho, busque informações sobre a empresa contratante, procure auxílio da área jurídica especializada. A atenção é redobrada em caso de propostas que incluam deslocamentos, viagens nacionais e internacionais.
• Evite tirar cópias dos documentos pessoais e deixá-las em mãos de parentes ou amigos
• Deixe endereço, telefone e/ou localização da cidade para onde está viajando.
• Informe para a pessoa que está seguindo viagem endereços e contatos de consulados, ONGs e autoridades da região.
• Nunca deixe de se comunicar com familiares e amigos.

Em caso de Tráfico de Pessoas, denuncie! Disque: 100 ou Ligue: 180

Serviço

Onde: Vapt Vupt do Antônio Bezerra – Rua Demétrio de Meneses, 3.750 (ao lado do terminal de ônibus do Antônio Bezerra)
Mais informações: (85) 3207-1500
Quando: 29 de julho (segunda-feira)

Onde: Vapt Vupt de Messejana – Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408 (ao lado do terminal de ônibus da Messejana)
Mais informações: (85) 3218.5200
Quando: 31 de julho (quarta-feira)