Programação de Ciência e Tecnologia é destaque na Bienal do Livro do Ceará

6 de agosto de 2019 - 17:07 # # # # #

Ascom Secitece

Atividades em robótica, astronomia e outras áreas do saber científico e tecnológico estarão presentes no evento

A programação de Ciência e Tecnologia dentro da XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará está bastante diversificada e convidativa. O evento, que será realizado dos dias de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, contará com atividades em robótica, Astronomia e outras áreas do saber científico e tecnológico.

As atividades integram a programação organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece) e estarão concentradas no espaço “Luz do Conhecimento”, em quatro salas para a realização de oficinas, exposições e lançamentos de livros relacionados à Ciência e Tecnologia.

Dentro da programação em Astronomia, um planetário móvel estará aberto à visitação durante todos os dias de evento, com sessões para todas as idades. No dia 20/8, haverá o lançamento do documentário “Do Ceará para o mundo: a comprovação da Teoria de Einstein no luminoso céu de Sobral”, em comemoração ao centenário da comprovação da Teoria da Relatividade, seguido da palestra “O eclipse que comprovou a teoria de Albert Einstein” com Ildeu Moreira, doutor em Física e presidente da SBPC, e Dermeval Carneiro, astrofísico e diretor do Planetário Rubens de Azevedo.

Outra atração do evento será o ônibus do projeto Ciência Itinerante, que ficará estacionado na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, durante a ação “Bienal fora da Bienal”, nos dias 22 e 23/8. O veículo é adaptado com um laboratório e conta com uma equipe de monitores que realiza experimentos nas áreas de Química, Biologia e outras áreas de conhecimento, atraindo a atenção dos visitantes e despertando a curiosidade científica.

Robótica

Em todos os dias da Bienal, os visitantes poderão conhecer o robô Pioner, protótipo movél que interage com as pessoas e hoje é considerado referência em pesquisa robótica. A atividade será promovida pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secitece.

Inovações, oficinas e diversão

Para desvendar a Ciência que existe por trás da fotografia, a Secitece promoverá a oficina “Câmara escura nos primórdios da Fotografia”, durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará. A atividade será ministrada pelo premiado fotógrafo cearense Chico Gomes, e nela os participantes conhecerão o início da fotografia e como se dá a lógica da captação de imagens. Os alunos aprenderão também a montar uma câmara escura, utilizada por artistas durante a Idade Média e que deu origem à máquina fotográfica.

Dia 16/8 a 26/8, haverá uma mostra de produtos inovadores promovida pelo Instituto Centec, em parceria com a Rede de Incubadoras do Estado do Ceará (RIC). Já o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Maranguape apresentará o gerador Van DGraff, máquina eletrostática que produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar em na cúpula. A atividade divertida e educativa estará aberta para os visitantes durante todos os dias da bienal.

A XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará terá como tema “As cidades e os livros”. É uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar e apoio do Ministério da Cidadania, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Confira a programação preliminar de Ciência e Tecnologia na Bienal do Livro do Ceará clicando aqui.