Seduc tem programação especial durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

16 de agosto de 2019 - 10:16 # # # # #

Seduc - Assessoria de Comunicação

A Secretaria da Educação (Seduc) vai disponibilizar uma programação especial durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Além de atividades no Salão do Professor, haverá lançamento de obras infantojuvenis, de livros dos professores da rede pública estadual de ensino e da nona edição da Revista DoCEntes. A Bienal acontece de 16 a 25 de agosto, no Centro de Eventos do Ceará, com o tema “As Cidades e os Livros”.

Em sua quarta edição, o Salão do Professor vai receber mesas-redondas, palestras, rodas de leitura e outras atividades formatadas sob a perspectiva do ensino e da educação. O espaço constitui-se como um ambiente diverso e plural, pautado pela experiência da leitura onde as discussões assumirão um caráter interdisciplinar, incorporando questões dos universos indígena, negro, feminista, LGBTI e outros. Para viabilizar o debate sobre essas abordagens, a fruição da leitura foi escolhida como estratégia principal.

Nos dias 17 e 18, das 16h às 18h, o Salão terá a exposição “Experimentações e as artes do fazer na escola”. No espaço, os docentes da rede estadual apresentarão suas experiências pedagógicas nas escolas.

No dia 20, também serão lançadas as 30 obras de literatura infantojuvenil da Coleção Mais Paic; Mais Literatura. O lançamento será, às 18h, na Sala 06 Aves de Arribação – Mezanino II.

As publicações são escritas por autores cearenses selecionados por meio de concurso literário. O acervo é distribuído para 10 mil turmas das séries finais do Ensino Fundamental da rede pública. Esta iniciativa constitui-se como uma das maiores políticas de incentivo à leitura do Estado do Ceará.

Já no dia 22, a Seduc vai lançar publicações de professores da rede pública estadual e três edições da Revista DoCEntes. O evento será na sala 6, Aves de Arribação, no Mezanino.

Serão lançados 10 livros, dentre os quais cinco obras literárias e cinco acadêmicas, de autoria de professores da rede pública. As publicações foram selecionadas por meio de editais e têm o objetivo de valorizar e estimular a produção científica e literária de professores, ao tornar públicas suas produções.

Em sua 9ª edição, a Revista DoCEntes também tem o objetivo de divulgar os textos científicos produzidos pelos educadores. Foram escolhidos trabalhos originais e inéditos em língua portuguesa, espanhola ou inglesa, sob forma de artigos originais, resenhas, relatos de experiência, projetos de jogos, aplicativos de robótica e resumos de teses e de dissertações, sempre relativos à educação básica, com foco na experiência docente no Ensino Médio. A revista tem tiragens quadrimestrais, com publicação impressa e eletrônica, corroborando para a disseminação e o acesso ao conhecimento.